Muitas dúvidas têm surgido aos pais, professores, estudantes, dentre outros, sobre o processo de escolarização das pessoas com autismo, principalmente quanto ao ensino da nossa linguagem escrita. Este livro analisa como ocorre o desenvolvimento da leitura e da escrita da criança com autismo no ensino comum, utilizando os pressupostos da psicologia histórico-cultural de Vygotsky e colaboradores, especificamente, nas elaborações construídas sobre o papel do outro e da linguagem na constituição do sujeito. A obra favorece a compreensão de que os modos de inserção da criança com autismo nos diferentes tempos e espaços da escola e a constituição de si como aluno foram se estabelecendo com o passar dos anos, e que os profissionais e o trabalho educativo, a partir do planejamento coletivo e das ações pedagógicas, contribuem para o percurso de simbolização da criança com autismo. O caminho percorrido pela criança, em relação à apropriação da linguagem escrita, tem momentos de avanços e retrocessos em um movimento não linear. As interações verbais e a mediação pedagógica nas atividades de leitura e escrita contribuem para melhorias no desenvolvimento mental da criança com autismo, principalmente em relação à atenção voluntária, ao desenvolvimento da percepção e à apropriação da leitura e da escrita.
AUTORA
Emilene Coco dos Santos
DADOS TÉCNICOS
ISBN: 9788581929934
Formato: 14 x 21cm | Páginas 183 | Peso: 295g
Acabamento: Brochura