Com o objetivo de identificar e trabalhar com os esquemas cognitivos enquanto eles estão em desenvolvimento, este kit é formado pelo Baralho infantil de esquemas: investigando pensamentos, uma ferramenta lúdica, e pelo livro Manual de técnicas em terapia do esquema, permitindo assim, para além de uma avaliação, técnicas para trabalhar os esquemas iniciais desadaptativos.
CONHEÇA O KIT
Manual de técnicas em terapia do esquema
Este Manual propõe 198 técnicas diretas para o trabalho com os 18 EIDs, além de inúmeras estratégias, sugestões de tarefas de casa e orientações para os profissionais baseadas em intervenções cognitivas, vivenciais/emocionais, comportamentais e interpessoais. Na elaboração de cada uma das técnicas e estratégias terapêuticas foram considerados também conhecimentos advindos de outras linhas de psicoterapia de terceira onda/geração, em razão do caráter integrativo que vem se mostrando cada vez mais apropriado atualmente.
Autora: Natanna Taynara Schütz.
Baralho Infantil de Esquemas: investigando pensamentos
Pensado para atender à perspectiva desenvolvimental dos esquemas cognitivos, esse baralho tem como objetivo ser um instrumento de apoio clínico de rastreio e não uma ferramenta diagnóstica per se. Este trabalho foi motivado, por um lado, pela relevância de se identificarem esquemas cognitivos precocemente, enquanto ainda estão em desenvolvimento, e, por outro, pela reconhecida escassez de instrumentos com esse fim, que sejam realmente adaptados às necessidades dos profissionais e às peculiaridades dos pacientes infantis. Por fim, trata-se de uma forma de avaliação lúdica, adaptada às necessidades da população infanto-juvenil e teoricamente fundamentada.
Autoras: Érica de Lanna, Priscila Anush C. M. Balekjian.