Este kit é composto por 2 livros:
TERAPIA DE ACEITAÇÃO E COMPROMISSO: O PROCESSO E A PRÁTICA DA MUDANÇA CONSCIENTE
Segundo uma perspectiva da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT), o sofrimento humano emerge predominantemente de processos psicológicos normais, sobretudo aqueles que envolvem a linguagem humana.
A partir da ideia de que a inflexibilidade psicológica está na raiz de uma ampla gama de problemas clínicos, os autores, criadores da terapia de aceitação e compromisso (ACT), descrevem maneiras eficazes e inovadoras de cultivar a flexibilidade psicológica, descrita por meio de seis processos-chave: desfusão, aceitação, atenção ao momento presente, self-como-contexto, valores e ação de compromisso.
A PERSPECTIVA DA TERAPIA DE ACEITAÇÃO E COMPROMISSO
A abordagem descrita neste livro é denominada terapia de aceitação e compromisso, ou ACT (do inglês acceptance and commitment therapy). O termo nos faz lembrar que essa abordagem encoraja o envolvimento ativo na vida. Segundo uma perspectiva da mesma, o sofrimento humano emerge predominantemente de processos psicológicos normais, sobretudo aqueles que envolvem a linguagem humana.
Ocorre sofrimento quando as pessoas acreditam tão fortemente nos conteúdos literais de sua mente que ficam fusionadas com suas cognições. Nesse estado de fusão, a pessoa não consegue distinguir entre consciência e narrativas cognitivas, já que cada pensamento e seus referentes estão fortemente ligados.
Outro processo-chave no ciclo do sofrimento é a esquiva experiencial. Ela é uma consequência imediata da fusão com instruções mentais que encorajam a supressão, o controle ou a eliminação de experiências cuja expectativa é a de que sejam estressantes.
Tanto a fusão cognitiva quanto a esquiva experiencial afetam significativamente quem pensamos que somos. O dano causado por ambos é igualmente destrutivo em relação ao nosso senso de direção na vida e ao nosso comportamento guiado por objetivos.
ACT: ACEITAR, ESCOLHER, AGIR
Na abordagem da Terapia de Aceitação e Compromisso, um objetivo de vida saudável não é tanto sentir-se bem, mas sentir bem. É psicologicamente saudável ter pensamentos e sentimentos desagradáveis, além dos prazerosos, e isso nos dá pleno acesso à riqueza de nossas histórias pessoais únicas.
A alternativa construtiva à fusão é a desfusão, e a alternativa preferida à esquiva experiencial é a aceitação. Estes são os processos ensinados e estimulados na abordagem da ACT. À medida que essas competências são adquiridas, o próprio sentido da atenção se torna mais flexível, focado e volitivo, possibilitando que a pessoa veja melhor a si mesma e as outras pessoas como parte de um mundo interconectado.
UMA ADVERTÊNCIA
Em um nível mais profundo, os objetivos finais da ACT são abalar a hegemonia da linguagem humana e trazer nossos clientes e nós mesmos de volta a um contato mais abrangente com o conhecimento - incluindo intuição, inspiração e a simples consciência do mundo.
A Terapia de Aceitação e Compromisso não é simplesmente um método ou técnica. Ela é uma abordagem multidimensional de um modelo básico e aplicado e uma abordagem de desenvolvimento científico. Ela se aplica tanto aos clínicos quanto aos clientes.
AUTORES:
Steven C. Hayes, Kirk D. Strosahl, Kelly G. Wilson
+
APRENDENDO ACT: MANUAL DE HABILIDADES DA TERAPIA DE ACEITAÇÃO E COMPROMISSO PARA TERAPEUTAS
A terapia de aceitação e compromisso (ACT) provou ser uma das modalidades mais importantes na psicoterapia contemporânea. Se você é um profissional experiente ou novo para usar a ACT, este manual de treinamento de habilidades totalmente revisado e atualizado oferece estratégias abrangentes para ajudá-lo a começar e agilizar sua entrega em sessão. Baseada em evidências e eficaz na melhoria de muitos problemas comportamentais e transtornos mentais — da ansiedade e depressão ao controle de peso, adaptação ao câncer ou vício — No entanto, integrar a filosofia, a teoria e os conceitos da ACT na prática requer curiosidade e comprometimento.
Nesta 2ª edição, você encontrará exercícios práticos para ajudá-lo a entender e a implementar o modelo único dos seis processos da ACT, tanto como ferramenta para diagnóstico e conceitualização de casos quanto como base para a estruturação de tratamento para os clientes. Ao praticar as habilidades descritas neste livro, você aprenderá como essa modalidade pode melhorar a flexibilidade psicológica dos clientes e ajudá-los a viver uma vida melhor.
AUTORES:
Jason B. Luoma, Steven C. Hayes e Robyn D. Walser