Este kit visa auxiliar o trabalho clínico no processo de psicoeducação dos clientes em relação a terapia cognitivo-comportamental e, através de materiais lúdicos e práticos, contribuir com a identificação de sintomas, bem como, utilizar os meios fornecidos para o manejo deles. Conheça mais sobre cada material lendo a sinopse abaixo.
CONHEÇA O KIT
Psicoeducação em terapia cognitivo-comportamental
Psicoeducação em terapia cognitivo-comportamental surgiu a partir da experiência dos organizadores em psicologia clínica na abordagem e em supervisão de atendimentos psicológicos em clínica-escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). As queixas que surgem nos diversos contextos clínicos são bastante semelhantes e, em geral, observa-se a necessidade de esclarecer ao cliente sobre as mesmas para a adesão e efetividade do tratamento. No entanto, nem sempre se encontra material apropriado ao cliente, de modo que a linguagem seja acessível e, de fato, atenda às demandas do caso. Este livro, com textos psicoeducativos baseados na TCC e voltados para uma variedade de queixas, é bastante útil. O material que consta nele ajudará terapeutas e clientes no esclarecimento de uma série de queixas comuns em diversos contextos, facilitando o curso do tratamento e sua efetividade, sendo um complemento básico no processo terapêutico.
Autores: Marcele Regine de Carvalho, Lucia Emmanoel Novaes Malagris e Bernard P. Rangé.
Vencendo a Depressão: Cards Para Ajudar Você a Superar a Depressão Aumentando o Seu Ânimo
A proposta dos cards é servir como recurso de autoajuda baseada em evidências científicas para lidar com sintomas associados à depressão e humor deprimido. O conteúdo é autoinstrutivo. São oferecidas estratégias de manejo, frases de estímulo e técnicas para lidar melhor com os sintomas. O material é especialmente útil tanto para pessoas com os sintomas quanto para os familiares. Ele serve também de uso para profissionais realizarem psicoeducação sobre os sintomas.
Autores: Laura Pordany do Valle, Ramiro Figueiredo Catelan e Vítor Rocco Torrez.
Anticrises psicológicas: 100 cards para ajudar você a lidar com situações extremas
A proposta dessa caixinha de cards é servir como recurso de autoajuda para lidar com sofrimento intenso e crises decorrentes de transtornos de desregulação emocional, mas não se limita a isso. O conteúdo é autoinstrutivo e focado em sugestões de manejo, recomendações clínicas e frases de estímulo/apoio amplamente baseados em evidências da Terapia Comportamental Dialética. O material direciona-se ao público geral, pacientes/população clínica e para profissionais indicarem para pacientes, praticarem psicoeducação e aplicação em consultório.
Autor: Ramiro Figueiredo Catelan.
Baralho dos Sintomas: psicoeducação sobre transtornos mentais
Um instrumento para ser utilizado com adultos e adolescentes. Visa facilitar a identificação clínica dos transtornos: depressivo, afetivo bipolar, de ansiedade social, de ansiedade generalizada, de pânico, obsessivo-compulsivo, de estresse pós-traumático, de déficit de atenção/hiperatividade e de personalidade borderline. Através deste recurso, o terapeuta complementa a avaliação clínica de uma forma mais estruturada, lúdica e dinâmica sobre os transtornos em questão. Assim, além de facilitar a identificação dos sintomas, o baralho é um excelente artifício para trabalhar a Psicoeducação dos transtornos, uma vez que as cartas facilitam a visualização das suas principais características e auxiliam na investigação de distorções cognitivas relacionadas.
Autores: Amaury Cantilino, Camila Stor de Aguiar e Nathália Della Santa.
Tabuleiro da Ansiedade: Psicoeducação e Intervenção com Adolescentes e Adultos
Tem como fundamento a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) desenvolvida por Aaron Beck, e o objetivo de oferecer ao psicólogo clínico mais um instrumento que facilite na psicoeducação, bem como nas intervenções junto a adolescentes e adultos que trazem como principal demanda sintomas de ansiedade disfuncional.
Autoras: Catarina Brandão e Regina Azevedo.