Acesse sua conta
Informe seu e-mail para que uma nova senha seja enviada
ESGOTADO
SINOPSE
Por meio de materiais técnicos, que se dedicam a identificação, avaliação e intervenção em diferentes transtornos, bem como matérias lúdicos que tratam especificamente o transtorno depressivo na infância, esse kit fornece forte embasamento teórico, além de ferramentas que objetivam amparar o trabalho terapêutico, inclusive na psicoeducação infantil de forma didática e interativa, promovendo engajamento e enfrentamento.
A obra chega com o intuito de qualificar os profissionais que trabalham na área e estimular novos terapeutas a atuarem nesta sensível fase do desenvolvimento humano. Traz atualizações da terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes, expõe intervenções preventivas na infância — como a educação socioemocional e a educação parental —, traz capítulos dedicados as teorias, psicodiagnósticos, avaliações e conceitualização na infância, bem como, também elucida assuntos que concernem a prática clínica envolvendo diversos transtornos.
Autores: Renato Maiato Caminha, Marina Gusmão, Camila Arguello Dutra.
Com o objetivo de oferecer a psicólogos e psicopedagogos clínicos um instrumento de investigação dos problemas psicológicos que afetam a infância e a adolescência, esta 2ª edição vai além de uma boa descrição de como utilizar uma técnica lúdica que auxilia o terapeuta a desvendar os problemas apresentados por crianças e adolescentes. O baralho permite ao cliente selecionar, a partir de um conjunto de 150 cartas, frases que descrevem suas dificuldades afetivas, cognitivas e comportamentais, expressando-as de forma objetiva e clara, com base em uma tarefa de identificação de dificuldades ligadas aos transtornos psicológicos descritos nas cartas. Uma vez selecionadas as cartas, os temas passam a ser investigados de modo mais extenso, a partir de questões sugeridas pelo clínico.
Autores: Renata Ferrarez Fernandes Lopes, Ederaldo José Lopes.
Kelvin era um menino que não brincava, ia com muita dificuldade para a escola e não tinha vontade de fazer nada. Estava com depressão e se encontrava desamparado para lidar com as emoções de tristeza, raiva e rejeição que sentia. Com a ajuda da psicóloga, o menino consegue olhar para sua vida e para os problemas familiares que enfrenta, e acaba superando o estado depressivo. Sua visão de mundo, antes cinza e apagada, passa a ser colorida, pois Kelvin adquire um olhar diferenciado, uma visão mais positiva da vida, compreendendo que pode ser feliz.
Autora: Aline Niemeyer.
Neste livro, a depressão infantil é explicada por meio de conceitos que facilitam a compreensão da criança em relação ao seu transtorno e à sua sintomatologia. Por meio da metáfora "A Ovelha Mal e o Lobo Bem", de maneira didática, interativa e lúdica, são apresentadas as técnicas que viabilizam o acesso e a compreensão acerca do funcionamento do processamento cognitivo do transtorno, o que favorece o engajamento e a motivação da criança no tratamento. A partir de atividades estruturadas, é ensinado o caminho a seguir para que o paciente possa alcançar a mudança.
Autora: Vanina Cartaxo.
Uma ferramenta para motivar as crianças, adolescentes e também adultos a lembrarem de suas metas terapêuticas a partir de imagens, palavras ou frases que contém neste material. Tem como objetivo auxiliar no tratamento da ansiedade e da depressão. O terapeuta dará o sentido para imagem associando a história do paciente. O paciente colocará a tatuagem temporária para recordar dos itens da terapia, funcionando como um "cartão de enfrentamento" uma estratégia da Terapia Cognitivo-comportamental.
Autora: Jaqueline Malheiros.
Veja também