Composto pelo livro O que você precisa saber sobre depressão e tem medo de perguntar, pelo Baralho dos sintomas e pelo Ricard’s Vencendo a depressão, este kit tem como objetivo facilitar a identificação clínica dos sintomas do transtorno depressivo, bem como a psicoeducação sobre eles.
CONHEÇA O KIT
O que você precisa saber sobre depressão e tem medo de perguntar
A depressão é uma doença altamente incapacitante, que acarreta uma série de prejuízos à vida dos indivíduos e cujos índices de prevalência são bastante altos, especialmente no Brasil. Embora ainda não haja uma causa bem estabelecida, fatores como estresse, estilo de vida e questões genéticas, quando combinados, contribuem para o seu surgimento. Neste livro, você entenderá o que é depressão, como ela se manifesta, quais os sinais de atenção e o que pode ser feito para enfrentá-la ou ajudar pessoas próximas que apresentem o transtorno.
Autores: Leandro da Fonte Feix, Tayse Conter de Moura.
Baralho dos Sintomas: psicoeducação sobre transtornos mentais
O Baralho dos Sintomas é um instrumento para ser utilizado com adultos e adolescentes. Visa facilitar a identificação clínica dos transtornos: depressivo, afetivo bipolar, de ansiedade social, de ansiedade generalizada, de pânico, obsessivo-compulsivo, de estresse pós-traumático, de déficit de atenção/hiperatividade e de personalidade borderline. Através deste recurso, o terapeuta complementa a avaliação clínica de uma forma mais estruturada, lúdica e dinâmica sobre os transtornos em questão.
Autores: Amaury Cantilino, Camila Stor de Aguiar e Nathália Della Santa.
Vencendo a depressão: cards para ajudar você a superar a depressão aumentando o seu ânimo
A proposta dos cards é servir como recurso de autoajuda baseada em evidências científicas para lidar com sintomas associados à depressão e humor deprimido. O conteúdo é autoinstrutivo. São oferecidas estratégias de manejo, frases de estímulo e técnicas para lidar melhor com os sintomas. O material é especialmente útil tanto para pessoas com os sintomas quanto para os familiares. Ele serve também de uso para profissionais realizarem psicoeducação sobre os sintomas.
Autores: Laura Pordany do Valle, Ramiro Figueiredo Catelan e Vítor Rocco Torrez.