De acordo com a World Health Organization (WHO) a depressão atinge 4,4% da população mundial. Tendo em vista sua abrangência, este kit tem como finalidade auxiliar a prática clínica no processo terapêutico. Formulado por um livro psicoeducativo e dois recursos lúdicos, o kit é essencial para o tratamento do transtorno depressivo maior.
CONHEÇA O KIT
O que você precisa saber sobre depressão e tem medo de perguntar
A depressão é uma doença altamente incapacitante, que acarreta uma série de prejuízos à vida dos indivíduos e cujos índices de prevalência são bastante altos, especialmente no Brasil. Embora ainda não haja uma causa bem estabelecida, fatores como estresse, estilo de vida e questões genéticas, quando combinados, contribuem para o seu surgimento. Neste livro, você entenderá o que é depressão, como ela se manifesta, quais os sinais de atenção e o que pode ser feito para enfrentá-la ou ajudar pessoas próximas que apresentem o transtorno.
Autores: Leandro da Fonte Feix, Tayse Conter de Moura.
Baralho dos pensamentos automáticos negativos: promovendo a reestruturação cognitiva
Os pensamentos automáticos negativos são falhas no processo de percepção e interpretação das informações e situações vivenciadas pelos sujeitos que influenciam os seus sentimentos e comportamentos diante dessas situações. Também chamados de distorções cognitivas, esses padrões de pensamento favorecem tanto o desenvolvimento de transtornos psicológicos como a sua manutenção. Pensado para ser uma ferramenta para estimular o empirismo colaborativo e facilitar o processo terapêutico, este baralho auxilia no tratamento dos pensamentos automáticos negativos de forma interativa, colaborando para o empirismo colaborativo e a descoberta guiada.
Autora: Arlete Beatriz Klauck.
Vencendo a depressão: cards para ajudar você a superar a depressão aumentando o seu ânimo
A proposta dos cards é servir como recurso de autoajuda baseada em evidências científicas para lidar com sintomas associados à depressão e humor deprimido. O conteúdo é autoinstrutivo. São oferecidas estratégias de manejo, frases de estímulo e técnicas para lidar melhor com os sintomas. O material é especialmente útil tanto para pessoas com os sintomas quanto para os familiares. Ele serve também de uso para profissionais realizarem psicoeducação sobre os sintomas.
Autores: Laura Pordany do Valle, Ramiro Figueiredo Catelan e Vítor Rocco Torrez.