Albert Bandura é reconhecido como um dos psicólogos mais importantes e proeminentes da história recente da psicologia. Bandura desenvolveu a TSC (Teoria Social Cognitiva) que é um legado para a psicologia em diversas áreas, como a educacional, escolha de carreira, esportiva e saúde, entre outras. A obra original do autor é escrita em inglês e foi traduzida para outros idiomas, mas muito pouco para o português. Este livro é um convite para iniciar a leitura de Bandura e explorar seus estudos, com explicações que traduzem para a nossa língua, importantes construtos e processos postulados pela TSC. Ainda, traz narrativas especialmente produzidas para exercitar o pensamento analítico e a compreensão das explicações sociocognitivistas elaboradas por Bandura, considerando a vida cotidiana.
CONHEÇA OS AUTORES
Roberta Gurgel Azzi
Graduada em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982- Bacharelado e Licenciatura e em 1994 Psicóloga), mestre em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (1986), doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e Livre-docente em Psicologia Educacional (UNICAMP), em 2013. Pós-doutorado em Psicologia na UFSCar (03 a 11/2009), e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Programa de Psicologia Experimental (07/2012 a 06/2013). Bolsista FAPESP (03 a 07/2011 para realizar investigação junto a Universidade do Porto (PT). Professora Livre-docente, aposentada, da Faculdade de Educação da UNICAMP.
Roraima Alves da Costa Filho
Professor de Educação Física, com licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário Moura Lacerda (2008). Mestre (2014) e Doutor (2018) em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Campus de Rio Claro. Especialista em Teoria Social Cognitiva em contexto Educativo pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2015). Participa como colaborador dos grupos reconhecidos pelo CNPq, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física - Formação Profissional e Campo de Trabalho (NEPEF-FPCT) e Núcleo de Estudos em Teoria Social Cognitiva e Práticas Educativas (TSCPE).
Simone Alves Pedersen
Doutoranda em Educação pela UNESP Rio Claro, com finalização em março de 2022. Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade de Campinas (2017). Pós-graduação (especialização) em Psicologia da Educação - Teoria Social Cognitiva pela Universidade Estadual de Campinas (2016), Mediação de Ensino Virtual pela UNESP (2019) e Gestão escolar integradora: administração, inspeção, orientação e supervisão, com término em fevereiro de 2022. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1999). Licenciada em Letras Português-Inglês e Pedagogia. Professora Formadora na UFABC, curso de pós-graduação lato sensu de Educação em Direitos Humanos. Professora de pós-graduação lato sensu em Alfabetização na UNIP. Colaboradora do grupo Núcleo de Estudos em Teoria Social Cognitiva e Práticas Educativas (TSCPE) e do grupo de Direitos Humanos e Africanidades da UFABC.
Ana Cecília de Medeiros Maciel
Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas no Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior, com bolsa Fulbright para doutorado sanduíche na University of Central Florida (2018-2019) para pesquisa sobre tecnologias educacionais. Possui Especialização em Teoria Social Cognitiva aplicada à Educação (2015) pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Bacharel em Direito pela Universidade São Francisco (1997). Atualmente é pesquisadora assistente da Fundação Carlos Chagas e pesquisadora associada do TSC Centro de Estudos e Pesquisas. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.
DADOS TÉCNICOS
ISBN: 9786586140750
Formato: 143 páginas | Peso: 195g.
Acabamento: Brochura
Ano: 2021