Este livro tece uma reflexão sobre a Teoria Social Cognitiva, desenvolvida por Albert Bandura que, há mais de meio século, tem sua produção no conhecimento sobre o ser humano e seu desenvolvimento psicossocial. Nesse sentido, empreende um primeiro movimento de aproximação reflexiva com cada autor, capítulo a capítulo, acerca dos princípios da TSC nos contextos da saúde, escola e trabalho. A presente obra é composta por nove capítulos que abordam o consumo de drogas/crack, a violência contra o idoso, o tratamento da obesidade e do comprar compulsivo nos cinco primeiros capítulos. Em sequência, aborda o contexto escolar/acadêmico e se encerra com um capítulo sobre o contexto laboral.
CONHEÇA O SUMÁRIO
PARTE I - Contexto da Saúde:
Capítulo 1. Uso de substâncias psicoativas na sociedade brasileira: uma perspectiva sociocognitiva.
Capítulo 2. O papel da autoeficácia na condução do tratamento da obesidade.
Capítulo 3. Autoeficácia e uso de crack.
Capítulo 4. Violência familiar contra o idoso: um olhar a partir da Teoria Social Cognitiva.
Capítulo 5. O comprar compulsivo na ótica da Teoria Social Cognitiva.
PARTE II - Contexto Escolar:
Capítulo 6. Autoeficácia e percepção de fatores do contexto escolar em adolescentes: um estudo descritivo.
Capítulo 7. Violências no ambiente escolar e a gerência humana.
Capítulo 8. Docência universitária e autoeficácia.
PARTE III - Contexto do Trabalho:
Capítulo 9. A Teoria Social Cognitiva aplicada à gestão socioambiental na administração pública brasileira.
CONHEÇA OS AUTORES
Suely Santana.
Psicóloga Clínica e Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutora em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto-PT (FPCEUP). Terapeuta Cognitiva certificada pela FBTC. Professora da Graduação e da Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Líder do grupo de pesquisa "Família, Gênero e Interação Social" certificado pelo CNPq. Presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Estado de Pernambuco (ATC-PE). Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Membro do Grupo da ANPEPP - Pesquisa Básica e Aplicada em uma Perspectiva Cognitivo-Comportamental.
Catarina Dias.
Doutoranda e Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Psicóloga pela UNICAP. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Especialista em Intervenções Clínicas pela UNICAP. Coordenadora Técnica da Casa de Acolhimento e Apoio do Programa ATITUDE - Atenção Integral aos Usuários de Drogas e seus Familiares do Governo do Estado de Pernambuco. Membro da gestão diretiva da Associação de Terapias Cognitivas do Estado de Pernambuco (ATCPE). Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).
Margareth da Silva Oliveira.
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Terapeuta cognitiva certificada pela FBTC. Mestre em Psicologia pela PUCRS. Doutora em Psiquiatria e Ciências Médicas pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pós-Doutora pela University of Maryland Baltimore Country (UMBC-USA). Pesquisadora produtividade CNPq-1D. Professora titular PUCRS e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS. Membro do Grupo da ANPEPP - Pesquisa Básica e Aplicada em uma Perspectiva Cognitivo-Comportamental. Coordenadora do Grupo de Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitivo e Comportamental (GAAPCC). Sócia-fundadora da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Membro da comissão diretiva da Associação Latino-Americana de Psicoterapias Cognitivas (ALAPCO).
DADOS TÉCNICOS
ISBN: 9788595010161
Formato: 16 x 23cm | 224 Páginas | Peso: 450g
Acabamento: Capa dura
BAIXE EM PDF
No arquivo abaixo você terá todas as informações sobre a obra (curriculum dos autores, sumário etc) e o 1° capítulo completo.