Acesse sua conta
Informe seu e-mail para que uma nova senha seja enviada
Mark Beyebach, Marga Herrero de Vega
Disponibilidade: Em Estoque
SINOPSE
Um manual prático para profissionais da educação. A abordagem focada na solução baseia-se em um modelo de intervenção original que deixa os problemas de lado e se concentra nas soluções. Essa abordagem surgiu na psicoterapia e, devido ao seu sucesso e à sua eficácia, espalhou-se pelo mundo do ensino. De fato, em um contexto como o educacional, saturado de problemas e muitas vezes carente de recursos, é necessário mostrar como práticas mais colaborativas podem ser incorporadas.
Introdução
1.1 Questionamento do conceito de transtorno mental
1.2 Uma visão não patológica dos problemas escolares
1.3 A terapia breve centrada em soluções e sua aplicação na escola: intervenção escolar centrada em soluções
1.4 A intervenção centrada em soluções na escola como uma prática baseada na evidência
2.1 Uma postura construtivista e construcionista
2.2 Uma atitude de colaboração ativa com nossos interlocutores
2.3 Uma aposta na mudança
2.4 Um olhar contextual
2.5 Simplicidade
2.6 Algumas crenças úteis para uma intervenção centrada em soluções
3.1 Perguntas
3.2 Paráfrases
3.3 Elogios
3.4 A criação de marcas de contexto
4.1 Quando o ponto de entrada é um pedido explícito de ajuda para resolver um problema
4.2 Quando o ponto de entrada é uma reclamação
4.3 Quando o ponto de entrada é a demanda para que nos encarreguemos do problema
4.4 Quando o ponto de partida é um projeto
4.5 Quando a iniciativa da intervenção é nossa
4.6 Quando nosso interlocutor comparece obrigado por um terceiro
5.1 Três estratégias comunicacionais transversais: elicitar, ampliar, ancorar
5.2 Projeção de futuro
5.3 Exceções e mudanças pré-tratamento
6.1 Perguntas de escala
6.2 Perguntas de enfrentamento
6.3 A externalização do problema
7.1 Quando a solução é o problema: a virada de 180 graus
7.2 Intervenções para interromper a sequência-problema: as viradas de 30 graus
7.3 Como lidar com o bloqueio na intervenção
8.1 Passos em uma conversa individual centrada em soluções com um aluno
8.2 O encerramento da conversa
8.3 As conversas seguintes: trabalhando as melhorias
8.4 Aspectos diferenciais e dificuldades específicas que podem se apresentar
9.1 Prevenção de problemas de conduta em sala de aula: criação de uma convivência positiva mediante a IECS
9.2 O manejo centrado em soluções dos problemas de conduta em sala de aula
9.3 Aspectos diferenciais e possíveis dificuldades no trabalho com um grupo-turma
10.1 Passos em uma entrevista centrada em soluções com os pais
10.2 Aspectos diferenciais e dificuldades na intervenção com pais e famílias
10.3 Outras práticas escolares centradas em soluções destinadas aos pais
11.1 Passos em uma entrevista com docentes centrada em soluções
11.2 Aspectos diferenciais na intervenção com professores
12.1 Outras práticas centradas em soluções na escola
12.2 A IECS como arcabouço integrador: psicoeducação centrada em soluções
12.3 Centros educacionais centrados em soluções como meta
12.4 O que é um centro educativo centrado em soluções?
13.1 Onde começamos
13.2 Projeto de estimulação da linguagem oral na etapa de educação infantil
13.3 Oficina Como estimulo a linguagem do meu filho?: características gerais
13.4 Oficina Como estimulo a linguagem do meu filho? Descrição das atividades realizadas
13.5 Avaliação da experiência
13.6 Conclusões
14.1 Segregação por gênero na escola
14.2 Descrição da intervenção
14.3 Resultados
16.1 Como trabalhar?
16.2 Descrição do problema
16.3 O que fizemos até agora para resolver o problema e não deu certo?
16.4 Estratégias para resolver o problema
16.5 Mudanças obtidas na segunda sessão
16.6 Intervenção no contexto escolar
16.7 Consolidação das mudanças
17.1 O programa EmPeCemos: uma intervenção multicomponente para a prevenção indicada dos problemas de conduta
17.2 Componentes do programa EmPeCemos
Mark Beyebach
Veja também