Este livro oferece um projeto sistêmico que considera as instituições educacionais como um todo, do ensino fundamental ao ensino superior, e não separa a transformação da educação da sociedade como um todo. Sua ambição é traçar os traços fundamentais de uma educação democrática ainda por vir, e incluí-la plenamente em uma sociedade unida, ecológica e igualitária.
CONHEÇA O SUMÁRIO
Introdução
A educação e seus mundos
Que democratização?
A democratização não pode ser somente escolar
Democracia e educação
Educação ecológica
A educação democrática, as práticas e os princípios
1 Liberdade de pensamento e Universidade Democrática
Liberdades acadêmicas bem frágeis
Defender e estender a laicidade
O imperativo de racionalidade
Ciências sociais, política e democracia
Como reatar com o espírito de Condorcet?
Repensar a emancipação
O direito à reflexão filosófica
A Universidade Democrática, uma instituição realmente autônoma
Um livro comum de saberes
O conhecimento como bem comum mundial
2 A igualdade em educação
Pobreza e educação
As falsas respostas à desigualdade
Por um conhecimento sociológico dos destinos escolares
Agir sobre o quadro econômico, social e cultural das famílias
Políticas de igualdade escolar
Passar da “demografização” à igualização real das condições de educação
Acabar com a segregação social dos estabelecimentos escolares
A igualdade real das condições de aprendizagem
Igualizar as relações de gênero
A igualdade em vez da concorrência
Que pedagogia da igualdade?
Transformar a relação social dos alunos com o saber
O dilema da educação democrática
A igualdade, o sentido e o sujeito do saber
3 Uma cultura comum para a democracia
A cultura comum, a sociologia e a ideia de igualdade
A cultura comum em toda a sua amplitude
Literatura e democracia
A história ao largo
Uma nova coerência antropológica
Saberes pletóricos
Desierarquizar os saberes
A “escola unitária” segundo Gramsci
A luta dos valores
Cultura legítima, cultura plural
4 Em busca de uma pedagogia instituinte
A lição inacabada de Durkheim
Experiências revolucionárias
A “pedagogia popular” de Freinet e a cooperação pelo trabalho
A revolução institucional em pedagogia
Contra a anarquia dos indivíduos, contra a monarquia do mestre
Os fundamentos democráticos da autoridade em pedagogia
A imaginação pedagógica
Política e pedagogia
5 O autogoverno das instituições de saber
Um soberanismo educacional contestado
Os três modelos de democracia escolar
Maio de 1968 ou o meio-fracasso da autogestão na escola
Realizações autogestionárias posteriores
Uma longa história em pontilhado
Um governo democrático de estabelecimento
Os efeitos do autogoverno
Repensar o espaço e o tempo da escola
Comum educacional local e federação das instituições de saber
Conclusão – O desejo de saber e a experiência do comum
Um desejo compartilhado de saber
A experiência do comum educacional
Referências
CONHEÇA O AUTOR
Christian Laval
Francis Vergne
DADOS TÉCNICOS
ISBN: 9786557138397
Formato: 13,7 x 21 cm | 272 páginas | Peso: 291g.