Educação democrática: a revolução escolar iminente - Sinopsys Editora
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Educação democrática: a revolução escolar iminente

Educação democrática: a revolução escolar iminente

Christian Laval, Francis Vergne

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SINOPSE

Este livro oferece um projeto sistêmico que considera as instituições educacionais como um todo, do ensino fundamental ao ensino superior, e não separa a transformação da educação da sociedade como um todo. Sua ambição é traçar os traços fundamentais de uma educação democrática ainda por vir, e incluí-la plenamente em uma sociedade unida, ecológica e igualitária.



CONHEÇA O SUMÁRIO


Introdução


A educação e seus mundos

Que democratização?

A democratização não pode ser somente escolar

Democracia e educação

Educação ecológica

A educação democrática, as práticas e os princípios



1 Liberdade de pensamento e Universidade Democrática


Liberdades acadêmicas bem frágeis

Defender e estender a laicidade

O imperativo de racionalidade

Ciências sociais, política e democracia

Como reatar com o espírito de Condorcet?

Repensar a emancipação

O direito à reflexão filosófica

A Universidade Democrática, uma instituição realmente autônoma

Um livro comum de saberes

O conhecimento como bem comum mundial



2 A igualdade em educação


Pobreza e educação

As falsas respostas à desigualdade

Por um conhecimento sociológico dos destinos escolares

Agir sobre o quadro econômico, social e cultural das famílias

Políticas de igualdade escolar

Passar da “demografização” à igualização real das condições de educação

Acabar com a segregação social dos estabelecimentos escolares

A igualdade real das condições de aprendizagem

Igualizar as relações de gênero

A igualdade em vez da concorrência

Que pedagogia da igualdade?

Transformar a relação social dos alunos com o saber

O dilema da educação democrática

A igualdade, o sentido e o sujeito do saber



3 Uma cultura comum para a democracia


A cultura comum, a sociologia e a ideia de igualdade

A cultura comum em toda a sua amplitude

Literatura e democracia

A história ao largo

Uma nova coerência antropológica

Saberes pletóricos

Desierarquizar os saberes

A “escola unitária” segundo Gramsci

A luta dos valores

Cultura legítima, cultura plural



4 Em busca de uma pedagogia instituinte


A lição inacabada de Durkheim

Experiências revolucionárias

A “pedagogia popular” de Freinet e a cooperação pelo trabalho

A revolução institucional em pedagogia

Contra a anarquia dos indivíduos, contra a monarquia do mestre

Os fundamentos democráticos da autoridade em pedagogia

A imaginação pedagógica

Política e pedagogia



5 O autogoverno das instituições de saber


Um soberanismo educacional contestado

Os três modelos de democracia escolar

Maio de 1968 ou o meio-fracasso da autogestão na escola

Realizações autogestionárias posteriores

Uma longa história em pontilhado

Um governo democrático de estabelecimento

Os efeitos do autogoverno

Repensar o espaço e o tempo da escola

Comum educacional local e federação das instituições de saber



Conclusão – O desejo de saber e a experiência do comum

Um desejo compartilhado de saber

A experiência do comum educacional


Referências


CONHEÇA O AUTOR


Christian Laval


Francis Vergne

DADOS TÉCNICOS


ISBN: 9786557138397
Formato: 13,7 x 21 cm | 272 páginas | Peso: 291g.

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