Ensino, formação e supervisão em psicologia: uma perspectiva baseada em evidências - Sinopsys Editora
0
Ensino, formação e supervisão em psicologia: uma perspectiva baseada em evidências

Ensino, formação e supervisão em psicologia: uma perspectiva baseada em evidências

Carmem Beatriz Neufeld , Janaína Bianca Barletta

De R$ 185,00   Por   R$ 166,50

Promoção

R$ 149,85  no PIX
6 x de R$ 27,75 sem juros
Parcele em até 12x sem juros, conforme a bandeira do cartão e o valor da compra.

Regras de parcelamento:

Visa, Mastercard, Elo e Diners:
-Até R$ 399,99: 6x sem juros
  Parcela mínima R$ 25,00
- De R$ 400 a R$ 599,99: 8x sem juros
  Parcela mínima R$50,00
- A partir de R$ 600: 12x sem juros
  Parcela mínima R$ 50,00

Hipercard e Amex:
Até 6x sem juros
Parcela mínima R$25,00

Disponibilidade: Em Estoque

SINOPSE

Contextualizado à realidade brasileira, este livro traz o que há de mais atual em termos de supervisão e treinamento em psicologia. Os autores, sob a organização de Carmem Beatriz Neufeld e Janaína Bianca Barletta, abordam desde o uso de tecnologias até o papel fundamental do desenvolvimento de uma aliança de aprendizagem, tornando esta obra única.


Este livro representa um avanço na literatura sobre supervisão e treinamento em psicologia. O livro aborda a formação de alunos e professores e estratégias de treinamento que utilizam as mais atuais tecnologias, incluindo a gamificação e o uso da internet. Nenhum desses avanços tecnológicos, no entanto, seria suficiente na ausência de uma aliança de aprendizagem, que também é cuidadosamente considerada pelos autores.


Assim, os capítulos sobre supervisão se debruçam tanto sobre as micro-habilidades de desenvolvimento e avaliação de um relacionamento de supervisão como sobre o nível macro de organização de um programa de supervisão clínica de terapia cognitivo-comportamental, os aspectos específicos da supervisão em grupo e questões de diversidade e cultura.



CONHEÇA O SUMÁRIO


Apresentação



PARTE I - Ensino e formação docente em psicologia baseada em evidências


Capítulo 1. Metodologias ativas no ensino e na aprendizagem para a formação em psicologia

Capítulo 2. Tecnologias da informação e comunicação no processo de atenção à saúde e no ensino-aprendizagem na formação em psicologia

Capítulo 3. A formação do terapeuta cognitivo-comportamental em nível lato sensu

Capítulo 4. Escape room: experiência de treinamento de terapeutas com uso do jogo

Capítulo 5. Formação como docente e supervisor em psicologia: Desafios e possibilidades

Capítulo 6. Estabelecendo relações educativas no processo de formação em psicologia

Capítulo 7. Simulação e telessimulação como estratégia para treinamento de psicoterapia



PARTE II - Supervisão clínica baseada em evidências


Capítulo 8. Supervisão baseada em casos versus em competências: O equilíbrio entre o ideal e o real

Capítulo 9. Pressupostos e instrumentos da avaliação de competências em supervisão clínica

Capítulo 10. Supervisão clínica e suas possíveis consequências indesejadas

Capítulo 11. Gestão como competência do supervisor clínico: Organização, sistematização, planejamento e gerenciamento de programa de supervisão em terapia cognitivo-comportamental

Capítulo 12. Supervisão em TCC no formato grupal: O que podemos aprender com os fatores de grupo?

Capítulo 13. Aspectos culturais na supervisão e treinamento: Desenvolvendo competências para abordar gênero e sexualidade

Capítulo 14. Supervisão da supervisão ou metassupervisão: Atividade essencial para a preparação e a lapidação do supervisor clínico



PARTE III - Supervisão baseada em evidências em diferentes contextos da formação em psicologia


Capítulo 15. Supervisão em psicologia na saúde pública: Do estágio curricular à residência multiprofissional na atenção primária

Capítulo 16. Supervisão na área educacional: Pressupostos e experiências

Capítulo 17. Fabiana Maris Versuti, Luciana Carla dos Santos Elias, Eliza França e Silva, Patricia Oliveira de Lima Bento

Capítulo 18. Supervisão na área de psicologia organizacional e do trabalho baseada em evidências

Capítulo 19. Supervisão em psicologia da saúde

Capítulo 20. A prática da supervisão em neuropsicologia

Capítulo 21. Supervisão em pesquisa: O que há de relevante?


Índice

Apêndice 1. Exemplo de item da versão brasileira da CTS-R


PÚBLICO-ALVO


Professores e supervisores da área de Psicologia.


CONHEÇA AS ORGANIZADORAS


Carmem Beatriz Neufeld

Psicóloga. Livre-docente em Terapia Cognitivo-comportamental da Universidade de São Paulo (USP). Professora associada e professora orientadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da USP. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-comportamental (LaPICC-USP). Bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Vice-presidente da Federación Latinoamericana de Psicoterapias Cognitivas y Conductuales (ALAPCCO). Mestra e doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


Janaína Bianca Barletta

Psicóloga. Especialista em Psicoterapia Cognitivo-comportamental pelo Centro de Estudos Superiores Silvio Romero/Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (CESSR/FCMMG). Mestra em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Sergipe (UFS). Pós-doutorado em Psicologia na FFCLRP/USP.


DADOS TÉCNICOS


ISBN: 9786558821205

Formato: 16x23 cm | 452 páginas | Peso: 802g.

Ano: 2023

Veja também

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
O que deseja fazer agora?