Essa é a primeira de uma série de histórias originalmente publicadas no livro Trabalhando com crianças e suas famílias — Histórias Terapêuticas (Zanonato e Prado, 2012). Escrita numa linguagem metafórica, ilustrada e editada em formato de livro infantil, essa história terapêutica visa não somente um uso lúdico para as crianças, mas também ser um instrumento útil para pais, terapeutas e educadores trabalharem com os descontroles de impulsos na infância.
Sabemos como são frequentes e impactantes os comportamentos explosivos e impulsivos de algumas crianças. Suas relações sociais e familiares são afetadas por suas atitudes oposicionistas ou descontroladas. Essas crianças têm grandes dificuldades em lidarem com a raiva, tristeza e culpa despertadas pelas inúmeras frustrações da vida cotidiana, na família e/ou na escola. Acabam sendo, muitas vezes, rotuladas e isoladas, num movimento que gera ainda mais ressentimentos e comportamentos agressivos, num círculo vicioso prejudicial ao seu desenvolvimento e que causa muito sofrimento familiar.
Nas escolas, esses descontroles impulsivos são fonte de inúmeros transtornos e dificuldades para os professores, consumindo uma grande quantidade de energia para seu manejo. O uso de uma história metafórica sobre o tema pode auxiliar os educadores a compreender e lidar melhor com esses comportamentos disfuncionais.
Além disso, De minha boca saem Cobras e Lagartos inclui elementos psicoeducativos das emoções — raiva, tristeza, culpa, saudade, felicidade — que podem auxiliar as crianças a compreenderem melhor seus sentimentos e suas ações.
Esperamos que as crianças possam apreciar os aspectos lúdicos desse conto, e que pais, professores e terapeutas possam aproveitar esse material para ajudá-las em seu desenvolvimento emocional e cognitivo.
CONHEÇA OS AUTORES
Adriana Zanonato
Psicóloga clínica, especialista em Terapia Familiar e de Casais e em Terapia Cognitivo-Comportamental, sendo professora e supervisora junto aos Cursos de Terapia Familiar e de Casais em Terapias Cognitivo-Comportamentais do InTCC - Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar, de Porto Alegre. Co-coordena o Ambulatório e o Curso de Especialização em TCC na Infância e Adolescência dessa instituição. Adriana é certificada pela EMDRIA — EMDR International Association — e membro da EMDR-Brasil.
Luiz Carlos Prado
Médico psiquiatra. Professor e Supervisor junto aos Cursos de Especialização em Terapia Cognitiva da infância e da adolescência e Terapia Sistêmico-Cognitiva de Casais e Famílias do InTCC de Porto Alegre e do Rio de Janeiro. Especialista em Psiquiatria Infantil pela ABP. Terapeuta Cognitivo-Comportamental e Terapeuta de Casais e Famílias pelo InTCC de Porto Alegre.
DADOS TÉCNICOS
Formato: 22x22 cm | 28 Páginas | Peso: 88g.
Acabamento: Brochura