Competência emocional é indispensável para qualidade de vida no trabalho. Mas, uma competência precisa da mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, a fim de ser útil no dia a dia.
A caixinha Competências socioemocionais para educadores é um recurso que trabalha 10 habilidades essenciais que devemos aprender e praticar todos os dias para o exercício consciente e coerente da nossa cidadania: empatia, felicidade, autoestima, ética, paciência, autoconhecimento, confiança, responsabilidade, autonomia e criatividade.
Idade: adulto
Número de jogadores: a partir de 2
Apresenta ferramentas essenciais para desenvolver o respeito mútuo, a cooperação e a preocupação com os outros em sala de aula.
Seu rico conteúdo, embasado na série Disciplina Positiva de Jane Nelsen, é apresentado em cartas, com ilustrações coloridas, contendo dezenas das principais estratégias de forma objetiva e com exemplos de uso.
O professor poderá consultar as cartas sempre que sentir necessidade, e a consulta pode ser feita de modo aleatório. Pode-se, por exemplo, usar uma carta por semana, para que sirva de inspiração. Ou então, reunir-se com outros professores para promover uma sessão de encorajamento para alunos específicos. Ou ainda, recorrer às cartas em momentos de conflito.
Abordagens cognitivo-comportamentais no contexto escolar
Este livro propõe o desafio de integrar conhecimentos e técnicas oriundos das neurociências e das abordagens cognitivo-comportamentais ao já amplo universo da pedagogia e da educação em geral, vislumbramos um desafio ainda mais interessante. Essas duas áreas do conhecimento humano têm se desenvolvido muito nas últimas décadas, muito em função de um grande conjunto de pesquisas que vem sendo feitas nessas áreas. Poder colocar esses avanços à disposição dos professores, em linguagem acessível a eles e com objetivos práticos e úteis, é algo realmente valioso, que poderá contribuir para a capacitação ainda maior dos profissionais da educação. Ele busca incrementar e fortalecer os profissionais da área da educação com material de estudo tanto teórico quanto prático para o dia a dia da escola com intervenções baseadas em evidências que sejam eficazes. É voltado para a compreensão e a capacidade de intervenção dos professores junto a seus alunos, objeto de grande necessidade e utilidade, principalmente para os professores, coordenadores e gestores educacionais.