O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é "um distúrbio de neurodesenvolvimento de alta complexidade e diversidade de manifestações clínicas - cognitivas, emocionais e neurocomportamentais".
Em capítulo publicado no livro
"Transtornos psicopatológicos na infância e adolescência" (Sinopsys, 2018, p.76), Marchezan, Grokoski e Riesgo explicam que as características que orientam o diagnóstico do TEA são bem definidas; entretanto, não existe um biomarcador para isso. Dessa forma, o diagnóstico é feito a partir de "um conjunto de informações clínicas sobre o desenvolvimento e crescimento do paciente".
O Combo Conscientização do Autismo reúne quatro livros infantis que apoiam profissionais e pais durante o acompanhamento psicoterápico de crianças com TEA:
Transtorno do Espectro Autista: Histórias terapêuticas para trabalhar com crianças
Os portadores do espectro autista têm dificuldade em reconhecer e demonstrar expressões e sentimentos, têm dificuldade de se colocar no lugar do outro e não conseguem perceber os seus comportamentos inadequados. A autora Sonia Moretti usa o menino Antônio para incentivar as crianças a ajudá-lo a encontrar soluções para os seus problemas. Dessa forma, elas criam suas próprias histórias, identificando-se e moldando seu comportamento para melhor.
Vamos rimar com a história do Edgar?
O menino Edgar conta sua história e ajuda os leitores a entender como sua mente funciona em diferentes situações do dia a dia. Por meio de uma relação segura e afetiva com a professora, ele consegue superar as dificuldades impostas pelo TEA. Ao mesmo tempo, a história desmistifica as crenças relacionadas ao TEA, uma vez que ele demonstra seus sentimentos e o desejo de interagir à sua maneira.
Lá em casa é assim, temos o Joaquim!
Este livro aborda como chegada de um filho com TEA pode impactar emocionalmente a família. Ele conta a história de Bernardo e seu irmão autista, Joaquim, abordando questões familiares e sociais relacionadas à convivência diária com este irmão e reforça a importância da mediação dos pais para buscar maior harmonia e qualidade nestas relações.
Silêncios peculiares: aprendendo com Gui sobre autismo e mutismo seletivo
De forma lúdica e acessível, este livro aborda as diferentes formas de ser, a inclusão, a empatia, a compaixão, o acolhimento e a aceitação. Ao contar a história de Gui, que conta como seus colegas - um com autismo e outra com mutismo seletivo - compartilham comportamentos, sentimentos e emoções dentro do contexto escolar e terapêutico, o livro traz um olhar em que a diversidade pode ser vista como uma riqueza, em que a característica de cada um nos conduz para ações positivas e de equidade social.