A adoção, além de muita alegria, pode gerar dúvidas e incertezas. E é justamente por isso que o diálogo e a compreensão se tornam tão importantes. A caixinha Adoção, filhos respondem propõe, por meio de diferentes questões, reflexões pessoais, familiares e emocionais que podem fortalecer as relações entre pais e filhos. Para contextualizar, foram utilizadas as expressões "filhos adotivos", "pais adotivos" e "filhos biológicos". No entanto, não se pretende criar rótulos nem causar diferenças entre os membros da família.
+
ADOÇÃO (PAIS RESPONDEM)
A adoção, além de muita alegria, pode gerar dúvidas e incertezas. E é justamente por isso que o diálogo e a compreensão se tornam tão importantes. A caixinha Adoção propõe um tempo precioso de reflexão, aprendizado e novas vivências. Com base nas questões propostas, os pais poderão dialogar, falar acerca de seus sentimentos, compartilhar experiências e consolidar a amizade e o amor entre os membros da família. Para contextualizar, foram utilizadas as expressões "filhos adotivos", "pais adotivos" e "filhos biológicos". No entanto, não se pretende criar rótulos nem causar diferenças entre os membros da família.
+
ADOÇÃO
Este livro examina os principais temas relativos ao universo da adoção e suas vicissitudes. São enfocadas as motivações dos pais adotivos, as fantasias das crianças adotadas e as repercussões afetivas nos diversos integrantes do processo de adoção. Além disso, são abordados pontos essenciais como a influência da hereditariedade, a revelação para a criança, assim como a formação de sua identidade e os sentimentos de perda e rejeição subjacentes. A partir de sua experiência clínica, a autora expõe os pontos que se destacam na psicoterapia psicanalítica com crianças e pais adotivos, ressaltando o papel da angústia de separação e as dúvidas inconscientes quanto à solidez do vínculo parental.
AUTORA
GINA KHAFIF LEVINZON