Aprendendo psiquiatria no cinema - Sinopsys Editora
0
Aprendendo psiquiatria no cinema

Aprendendo psiquiatria no cinema

Humberto Corrêa, Rodrigo Barreto Huguet

ESGOTADO

SINOPSE

Quando o oráculo de Delfos disse a Sócrates que ele era o homem mais sábio de Atenas, ele inicialmente não acreditou. Foi conversar com pessoas proeminentes, generais, políticos, e descobriu que ele sabia algo fundamental, que os outros ignoravam. Ele sabia questionar, sabia que vida é narrativa, e que a nossa narrativa é uma entre infinitas. Só sei que nada sei…Parte do trabalho do psiquiatra e do psicoterapeuta é ajudar nosso paciente a enxergar e construir esse seu mapa mental, conectando e dando sentido a suas emoções, pensamentos e comportamentos.

As emoções e relacionamentos são matéria prima da vida e da psiquiatria e são também do cinema. Aqui temos uma primeira grande interlocução entre a psiquiatria e o cinema. Os transtornos mentais, a psiquiatria e a psicoterapia sempre foram tema de filmes, em uma relação rica, ampla e por vezes conturbada. Os artistas não têm os pressupostos teóricos das doenças mentais, algumas vezes terão um olhar original e surpreendente, outras vezes também equivocado e reforçando lugares comuns e estigmas.

O livro propõe uma viagem pelas representações da psiquiatria, transtornos mentais e psicoterapias por meio no cinema, seus gêneros e alguns de seus principais autores. Cada capítulo tem um tema central, abordado de forma acadêmica por alguns dos maiores especialistas do país. Em cada capítulo trazemos filmes, seja como forma de ilustração, seja como forma de discussão dos temas abordados propiciando um aprendizado que, acreditamos, é ao mesmo tempo sólido e lúdico.



CONHEÇA O SUMÁRIO


01 - A psiquiatria, o cinema e os seus mitos

02 - Psiquiatria e cinema: alguns dilemas entre a experienciação e a representação

03 - Saúde mental em cena: o potencial formativo do cinema nas áreas de psiquiatria e psicologia

04 - Representações da loucura confinada no cinema

05 - Transtornos do neuro-desenvolvimento e cinema

06 - Espectro da esquizofrenia e outros transtornos psicóticos

07 - Transtorno bipolar e transtornos relacionados

08 - Transtornos depressivos no cinema

09 - A representação do comportamento suicida pelo cinema

10 - Transtornos de ansiedade

11 - Transtorno obsessivo compulsivo e transtornos relacionados

12 -Transtornos relacionados a trauma e a estressores

13 - Transtornos dissociativos

14 - Transtorno de sintomas somáticos e transtornos relacionados

15 - Transtornos alimentares e cinema

16 - Transtornos do sono-vigília, cinema e psiquiatria

17 - Disfunções sexuais no cinema

18 - Disforia de gênero

19 - Transtornos disruptivos, do controle de impulsos e da conduta

20 - Sexo, drogas e rock’n roll: o lado B do universo das drogas reportada nos filmes

21 - Transtornos neurocognitivos e cinema

22 - Transtornos de personalidade

23 - Transtornos parafílicos

24 - As psicoterapias no cinema

25 - A viagem de G. Mastorna: o macabro sonho interrompido de Federico Fellini

26 - Woody Allen e o seu personagem neurótico

27 - Alfred Hitchcock: o mestre do suspense, da culpa e da perversão

28 - Truffaut e a psiquiatria - o cineasta do amor

CONHEÇA OS AUTORES


Humberto Corrêa

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), Residência Médica em Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas da UFMG (1995), Mestrado em Pharmacologie et Pharmacochimie - Université Louis Pasteur-França (1998), Doutorado em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia- pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Pós-Doutorado em Genética Molecular pela UFMG (2002) e Pós-doutorado pela Université Paris-Decartes-Hopital Sainte Anne em Paris (2010). É professor Titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFMG, membro permanente e orientador de mestrado e doutorado no programa de pós-graduação em Medicina Molecular e no de Neurociências, do qual foi um dos criadores, tendo participado da sua comissão de implantação. Orientou ou co-orientou 28 alunos de mestrado e 18 alunos de doutorado ou pós-doutorado. Foi presidente da Rede Mundial de Suicidólogos (2008-2010). Presidente da Associação Latinoamericana de Suicidologia (2016-2020) e fundador e presidente da Associação Brasileira para o Estudo e a Prevenção do Suicídio (2015-2020). Representante nacional na IASP (International Association for Suicide Prevention) entre 2015-2019. Vice-presidente da Associação Mineira de Psiquiatria (2011-2017) e atual presidente (2018-2023). Chefe do departamento de Saúde mental da UFMG entre 2005 e 2009 e entre 2011 e 2021.Tem experiência nas áreas de psiquiatria, neurofarmacologia e genética molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: função serotoninérgica, comportamento suicida, genética molecular de transtornos neuropsiquiátricos e do comportamento.


Rodrigo Barreto Huguet

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Atualmente é médico psiquiatra do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais, preceptor da Residência em Psiquiatria do Ipsemg, coordenador do Ambulatório de Transtorno Bipolar, Transtornos alimentares e Terapia cognitiva- comportamental do Ipsemg, mestre em Neurociências pela UFMG e presta interconsultas nos hospitais Mater Dei e Socor. É membro da diretoria da Associação Mineira de Psiquiatria e da comissão de transtornos alimentares da Associação Brasileira de Psiquiatria.



DADOS TÉCNICOS


ISBN:9786584793248

Formato: 17x24cm | 200 páginas | Peso:0,830

Acabamento: Brochura

Veja também

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
O que deseja fazer agora?