Transtornos de Aprendizagem: técnicas para identificá-los
14 de Julho de 2021
Crianças com Transtornos de Aprendizagem são identificáveis quando se reconhece uma discrepância entre o seu potencial e o desempenho acadêmico. O diagnóstico é clínico e inclui avaliações cognitiva, educacional, médica e psicológica.
Portanto, antes de acatar qualquer possibilidade de diagnóstico de distúrbio, é preciso que o aluno passe por avaliações especializadas com uma equipe profissional multidisciplinar composta por médicos, especialmente neurologistas e psiquiatras, além de psicólogos, psicopedagogos e fonoaudiólogos.
Essa é uma medida indispensável para se evitar avaliações superficiais e incorretas e, consequentemente, tratamentos inadequados.
AVALIAÇÃO COGNITIVA
A avaliação cognitiva dos Transtornos de Aprendizagem inclui testes de inteligência verbal e não verbal e costuma ser feita por um psicólogo educacional. Os testes psicoeducacionais são úteis na descrição da maneira preferida pela criança de processar informações - de modo holístico, analítico, visual ou auditivo.
Avaliações neuropsicológicas são particularmente úteis para crianças com lesão cerebral ou doenças, para mapear as áreas cerebrais que correspondem à fragilidade e a tensões funcionais específicas.
E avaliações da fala e linguagem estabelecem a integridade da compreensão e o uso da linguagem, processamento fonológico e memória verbal. Também podem avaliar a linguagem social pragmática.
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Já a avaliação educacional e do desempenho das crianças com Transtornos de Aprendizagem é essencial e feita pelas observações dos professores quanto ao comportamento na sala de aula.
Embora a função do professor não seja a de diagnosticar a criança, a identificação precoce dos sintomas por ele facilita o estabelecimento da melhor intervenção para cada caso.
Um dos passos é medir as habilidades das crianças no reconhecimento, na compreensão, na fluência e na decodificação da palavra.
Também devem ser obtidas amostras da escrita para avaliar ortografia, sintaxe e fluência de ideias. Habilidades matemáticas precisam ser verificadas em termos de computação, conhecimento das operações, compreensão dos conceitos e interpretação de problemas.
AVALIAÇÃO MÉDICA
Por sua vez, a avaliação médica dos Transtornos de Aprendizagem inclui a obtenção de um detalhado histórico familiar e da criança, exame físico, neurológico e do desenvolvimento neural. O objetivo é encontrar a base do distúrbio.
As anormalidades físicas e os sinais neurológicos, embora não sejam frequentes, podem indicar causas médicas tratáveis. Problemas de coordenação motora podem indicar déficits neurológicos ou retardo do desenvolvimento neural. Os níveis de desenvolvimento são avaliados de acordo com critérios padronizados.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
E a avaliação psicológica identifica Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), distúrbios de conduta, ansiedade, depressão e reduzida autoestima, que estão frequentemente associados e devem ser diferenciados dos Transtornos de Aprendizagem. Nesse caso, precisam ser avaliadas as atitudes na escola, a motivação, o relacionamento com os pares e a autoconfiança.