TAG: quais melhoras podem ser esperadas com o tratamento?
05 de Julho de 2022
O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é de curso crônico e flutuante, mas, se tratado, tem altas taxas de remissão dos sintomas.
O tratamento baseado na terapia cognitivo-comportamental (TCC) possibilita que o indivíduo aprenda a interpretar as situações de outra forma e tenha outro olhar diante do que lhe acontece, o que, consequentemente, diminui os sintomas intensos de ansiedade.
ESTRATÉGIAS
A ansiedade é uma emoção como qualquer outra e fundamental para a sobrevivência da espécie. Portanto, é impossível deixar de senti-la.
A TCC, no entanto, possibilita a diminuição da ansiedade e suas implicações na vida cotidiana do indivíduo, que aprende a enfrentar e a lidar com sua ansiedade de forma mais funcional e com menos sofrimento.
Isso é feito por meio de estratégias cognitivas e comportamentais que trabalham com o sistema de crenças e comportamentos disfuncionais e possibilitam que o paciente modifique seu funcionamento e sistemas de aprendizagem.
Aspectos relacionados com a qualidade de vida são trabalhados para que o tratamento, mesmo após seu término, possa ser mantido.
AUTOEFICÁCIA
A TCC busca trabalhar com a autoeficácia dos pacientes, ou seja, a capacidade de acreditar em si e nas suas habilidades. Aumentando suas crenças de eficácia, é possível entender que, caso aconteça algo difícil, eles saberão como lidar com isso.
Com o tratamento, o paciente aprende a reconhecer seus sinais e sintomas e o que gera sua ansiedade; aprende a relação entre pensamentos, emoções e comportamentos; reconhece e corrige pensamentos disfuncionais; aprende ferramentas para lidar com a ansiedade; desenvolve melhor qualidade de vida e melhora os relacionamentos interpessoais.
PRÓPRIO TERAPEUTA
O sujeito, portanto, encerra seu processo terapêutico com as ferramentas e técnicas necessárias para usar em situações ansiogênicas e manter os ganhos da terapia por longos períodos. Ele aprende a ser seu próprio terapeuta.
Alguns eventos estressores podem ser situações-gatilhos e desencadear novamente os sintomas de forma mais intensa. A diferença é que o indivíduo, agora conhecendo o TAG e suas formas de manifestação, tem condições de lidar com a ansiedade, não deixando afetá-lo da mesma forma como antes.
LIVRO
O livro "O que você precisa saber sobre TAG e tem medo de perguntar?", de autoria da psicóloga Francine Guimarães Gonçalves e publicado pela Sinopsys Editora, tem como objetivo psicoeducar o leitor sobre o transtorno de ansiedade generalizada.
Com linguagem clara, objetiva e acessível a todos que tenham interesse em entender um pouco mais sobre o tema, são abordados tópicos que se referem a caracterização do transtorno, sintomas, consequências, ferramentas de manejo e possibilidades de tratamento.
A obra faz parte da coleção "O que você precisa saber e tem medo de perguntar", que visa a esclarecer aspectos relacionados a transtornos mentais para não especialistas. Caracteriza-se por sua linguagem clara, objetiva e acessível ao público geral.
