Setembro Amarelo: conversar pode mudar vidas - Sinopsys Editora
51 3600.6699 Atendimento personalizado disponível de segunda a sexta das 8h às 18h(exceto feriados).
Olá, Faça seu login

Informe seu e-mail para que uma nova senha seja enviada

Voltar
0
0
Setembro Amarelo: conversar pode mudar vidas

Setembro Amarelo: conversar pode mudar vidas

03 de Setembro de 2025

Com o lema “Conversar pode mudar vidas!”, o Setembro Amarelo de 2025 tem como foco reforçar que o diálogo é uma ferramenta poderosa para acolher quem sofre em silêncio.


Idealizada no final de 2014 por diversas entidades, entre elas a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Centro de Valorização da Vida (CVV), a campanha busca mobilizar a sociedade na luta contra o suicídio, que continua a ser uma das principais causas de morte evitáveis no mundo.


Embora o ponto alto das atividades da iniciativa ocorra no dia 10 deste mês, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, as ações se estendem durante todo o ano com o objetivo de conscientizar e salvar vidas.


Conscientização


Quando alguém decide se suicidar, seus pensamentos, sentimentos e ações apresentam-se muito restritivos, o deixando incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema. Portanto, é necessário falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem auxílio e entendam que sempre há outra saída.


Além disso, a sociedade como um todo precisa atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. Informar-se para aprender e ajudar o próximo é a melhor solução para lutar contra esse grave problema.


É fundamental que quem está próximo saiba identificar quando alguém está pensando em se matar e ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrando que está disponível e demonstrando empatia, mas principalmente levando-o ao profissional de saúde mental, que vai saber como manejar a situação de forma adequada.


Saúde pública


De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é uma questão de saúde pública global, com mais de 700 mil mortes anuais, número que pode ultrapassar 1 milhão se consideradas as subnotificações.


No Brasil, cerca de 14 mil casos são registrados anualmente, o que resulta em uma média de 38 suicídios por dia. Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar segundo a OMS.


Sabe-se que praticamente 100% dos suicídios estão relacionados a transtornos mentais, principalmente não diagnosticados ou tratados incorretamente. Dessa forma, a maioria poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso a informações de qualidade e ao tratamento da saúde mental.


Livro


O livro infantil “Dudu e o mundo que ficou cinza”, publicado pela Sinopsys Editora, conta a história de um menino que vê seu mundo ficar cinza e passa a se questionar sobre o sentido de sua vida. Trata-se de um recurso lúdico para facilitar a comunicação, auxiliando todos que convivem ou trabalham com crianças que relatam pensamentos suicidas ou tenham tentado suicídio.


Tem como objetivo ser uma ferramenta facilitadora do acesso ao vivido, ajudando familiares, profissionais da saúde e da educação a trabalharem a prevenção, compreendendo que abrir espaço para ouvir os pequenos de forma cuidadosa, ética e responsável é extremamente importante para a redução dos casos.


Resultado de dissertação de mestrado na área da psicologia, a obra, de autoria das psicólogas Manuella Bila de Melo e Ana Karina Silva Azevedo, é inovadora ao abordar uma temática sensível e emergente a qual ainda é carente de recursos de intervenção no trabalho com crianças. Destinada aos usos clínico, familiar e escolar com a faixa etária de 5 a 12 anos.




Outras do Blog

Tags

Setembro Amarelo, suicídio, prevenção ao suicídio, pensamentos suicidas, ideação suicida, valorização da vida, conscientização, saúde pública, saúde mental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos
O que deseja fazer agora?