O que é e como elaborar um artigo científico? - Sinopsys Editora
0
O que é e como elaborar um artigo científico?

O que é e como elaborar um artigo científico?

20 de Julho de 2023

Um artigo científico apresenta de forma sintética os resultados de uma pesquisa sobre um problema específico. Os temas abordados nesse tipo de publicação podem ser diversos, desde relatos de experiências até construções completamente teóricas.


Não são todos os textos que podem ser considerados artigo científico. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) o define como uma publicação com autoria declarada que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.


O artigo científico é comumente publicado em anais de eventos e em revistas científicas ou periódicos por qualquer pessoa, desde que observe as regras do local de publicação e seja aceito.


Os critérios de avaliação de eventos científicos e de revistas e periódicos envolvem relevância, originalidade, mérito técnico-científico, apresentação, organização e legibilidade e referências.



DIFUSÃO DA CIÊNCIA


O artigo científico tem um papel fundamental na difusão da ciência. Em primeiro lugar, porque é um tipo de trabalho muito importante em termos de conhecimento, já que aglutina várias informações e ideias novas de maneira dinâmica e objetiva.


Além disso, o artigo científico é utilizado na graduação e pós-graduação como forma de avaliar estudantes e de medir a produtividade de bolsistas e dos próprios cursos.


Sendo assim, pode ajudar alunos a entenderem melhor determinado assunto, alcançarem boas notas nas disciplinas e, posteriormente, em processos seletivos de mestrados e doutorados ou de bolsas de estudo, por exemplo. Também é um bom caminho para começar na iniciação científica.



PASSO A PASSO


Embora não haja um modelo específico a ser seguido, o artigo científico, geralmente, obedece às normas da ABNT. No entanto, nem mesmo a referida associação estabelece uma estrutura obrigatória. Assim, é importante que instituições de ensino, editais de revistas científicas e congressos especifiquem quais são suas normas.


De toda forma, algumas dicas podem ajudar na elaboração do artigo científico. O primeiro passo é analisar qual será seu foco.


Não adianta trabalhar um tema em que haverá muitas dificuldades de acesso a informações e dados bibliográficos. Por isso, antes de tudo, é importante se informar se haverá acesso a livros, artigos, publicações acadêmicas, vídeos, entrevistas etc.


Definido o objeto de estudo do artigo científico, o passo seguinte diz respeito à técnica de escrita. Ela precisa ser concisa, explicativa, com parágrafos enxutos, produzida na terceira pessoa, nunca destacando diretamente a posição pessoal. Isso porque será construído um diálogo entre várias fontes para que, ao final, seja apontada a compreensão do autor sobre o que foi abordado.



ESTRUTURA


O terceiro passo é atender cada requisito da estrutura de um artigo científico, a qual engloba título, resumo, problema, objeto, objetivo geral e objetivos específicos, justificativa, metodologia, introdução, materiais e métodos, resultados, conclusão e referências bibliográficas.


Não há necessidade de fazer o artigo científico a partir do título e resumo. Essas duas partes podem ser escritas depois, o que facilita até mesmo para definir um título que compreenda o foco central da publicação.


Também é interessante produzir o resumo após o término do artigo científico, porque possibilita descrever de forma sucinta todos os passos que foram elencados durante a elaboração do trabalho.



Estudante paga meia



Outras do Blog

Tags

Artigo científico, pesquisa, estudo, ABNT, revista científica, difusão da ciência

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?