CRP: você conhece o passo a passo para obter seu registro? - Sinopsys Editora
0
CRP: você conhece o passo a passo para obter seu registro?

CRP: você conhece o passo a passo para obter seu registro?

22 de Junho de 2023

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) e os conselhos regionais (CRP) foram criados para orientar, fiscalizar e disciplinar a profissão de psicólogo, contribuir para o desenvolvimento da psicologia como ciência e profissão e em atendimento à Lei nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971.


Conforme o artigo 10º da referida legislação, todo psicólogo deve se inscrever no CRP de seu estado para que possa exercer sua profissão (Conselhos pelo Brasil). A obrigatoriedade se dá não só para a atuação clínica, mas para todas as áreas da psicologia.


Portanto, assim que concluir a graduação em uma instituição aprovada pelo Ministério da Educação, o profissional de psicologia deve entrar em contato com uma subsede ou sede do CRP e ter em mãos via original e uma cópia simples dos documentos listados a seguir.



DOCUMENTAÇÃO


A cédula de identidade (em cumprimento ao artigo 1º da Resolução CFP nº 001/2012, que altera o artigo 8º, parágrafo 1º, da Resolução CFP nº 003/2007) deve estar com as informações atualizadas e em bom estado de conservação. Carteira nacional de habilitação (CNH) não é aceita.


Também são necessários cadastro de pessoa física (CPF) e título de eleitor com comprovantes de votação das duas últimas eleições, primeiro e segundo turnos, ou certidão de quitação eleitoral. Não são aceitos requerimentos de justificativa eleitoral.


A lista ainda inclui diploma de formação em psicologia que confere grau de psicólogo ou declaração com data de emissão atualizada da instituição de ensino superior informando a data de conclusão do curso e a data de colação de grau.


O profissional formado há mais de um ano que não esteja de posse do diploma de formação de psicólogo precisa apresentar original e cópia simples do certificado de colação de grau — habilitação psicólogo — com data de emissão atualizada, acompanhados do protocolo ou da declaração de solicitação de diploma também atualizada pela instituição formadora.


E mais: certidão de casamento ou certidão de averbação (quando for o caso); duas fotos iguais e recentes para documento, em formato três por quatro, coloridas, de frente, em fundo branco e sem retoques (nesse caso, não se faz necessário levar cópias, apenas as originais); e certidão de quitação militar/reservista (para homens).



ANUIDADE


Para manter sua inscrição ativa, além de seguir o Código de Ética Profissional, o psicólogo deve manter em dia o pagamento da anuidade ao CRP.


O valor da anuidade é definido por cada CRP por meio de assembleias, podendo variar entre as regiões, as quais oferecem formas facilitadas de pagamento, como à vista com desconto ou parcelado.



Manual de gênero e sexualidade na psicoterapia: fundamentos teóricos e intervenções clínicas

Outras do Blog

Tags

CRP, Conselho Regional de Psicologia, Conselho Federal de Psicologia (CFP), profissionalização

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?