Autismo: uma realidade a ser compreendida - Sinopsys Editora
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Autismo: uma realidade a ser compreendida

Autismo: uma realidade a ser compreendida

04 de Março de 2025

O transtorno do espectro autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento cada vez mais diagnosticado na infância, atingindo uma em cada 36 crianças de 8 anos (2,8%) segundo dados do Centro de Controle de Doenças e Prevenção (CDC) dos Estados Unidos. Portanto, cabe a todos, sem exceção, compreender essa realidade que se apresenta das mais diversas formas nas famílias, nas escolas e nos demais contextos sociais.

Os critérios diagnósticos do TEA englobam déficits persistentes na comunicação social e na interação social em múltiplos contextos e padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.

Não se tem uma etiologia específica, mas a linha principal é a genética embora os pesquisadores ainda não tenham descoberto a sequência de genes que contribui para o autismo. Há, também, fatores relacionados à gestação, como, por exemplo, infecções por patógenos, baixa vitamina D e problemas sistêmicos, que podem afetar o desenvolvimento neurológico fetal e, com isso, prejudicar seu pleno funcionamento.

O aumento do número de casos de TEA nos últimos anos pode estar relacionado a questões como a melhoria no diagnóstico quanto aos critérios usados e profissionais mais bem treinados.

Por outro lado, ainda falta uma maior integração entre as partes envolvidas, incluindo famílias, escolas e setor da saúde, para que a inclusão, o tratamento de qualidade e até mesmo a prevenção se tornem uma realidade de fato.

Lançamento
De forma simples, o livro infantil Autismo: o mundo organizado de Pedro, publicado pela Sinopsys Editora, explica a complexidade do TEA, possibilita oportunidades, estimula potenciais e promove a inclusão.

Para uso nos contextos clínico, familiar e escolar com crianças a partir dos 6 anos, visa contribuir para um mundo mais justo chamando atenção para a necessidade de conhecer e identificar, desde cedo, os sinais do transtorno, suas características e manifestações. “Ao aceitarmos a neurodiversidade, poderemos entender e propagar a inclusão na sua mais profunda essência”, afirma a autora, a psicóloga Nora Cavaco.

Sobre a autora
Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Doutora em educação infantil e familiar no autismo. Tem pós-doutorado em intervenção precoce no autismo. Mestre em práticas educativas e em psicologia da educação na especialidade das necessidades educativas especiais. Especialista em neuroeducação, em autismo da infância à idade adulta e em psiquiatria e saúde mental.

Possui formação avançada em terapia racional-emotiva comportamental (TREC). Supervisora em terapia comportamental dialética (DBT). Palestrante internacional acreditada. Fundadora do The Nora Cavaco Institute International Center of Neuropsychology and Autism. Escritora. Autora do livro Pedro abraço, o menino autista, que integra o Plano Nacional de Leitura de Portugal.

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Tags

transtorno do espectro autista, TEA, autismo, transtornos do neurodesenvolvimento, desenvolvimento infantil, inclusão, neurodiversidade

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