Adoção: o segredo do pertencimento
17 de Setembro de 2025
A adoção é um processo repleto de amor, mas também de descobertas e desafios emocionais. Para muitas crianças adotadas, questões de pertencimento, liberdade e identidade podem despertar inseguranças e dúvidas.
Baseado nos princípios da terapia do esquema, o livro “Adoção infantil: o segredo do pertencimento”, de autoria da psicóloga Katyússia Ludwig, tem como objetivo ajudar pais/responsáveis a fortalecerem a conexão emocional com seus filhos, validando sentimentos e reforçando a importância dos vínculos afetivos na construção de uma base segura.
Na história, publicada pela Sinopsys Editora, Ana descobre que é adotada e passa por um conflito interno de revelação e pertencimento. Essas dúvidas estão relacionadas a esquemas precoces desadaptativos, como abandono, defectividade/vergonha e privação emocional, que surgem quando uma criança teme não ser amada.
Validação emocional
Os pais de Ana, Débora e João, desempenham um papel essencial na ressignificação desses conceitos, proporcionando validação emocional e reforçando o esquema positivo de vínculo seguro. Eles demonstram, por meio do diálogo e da constância no afeto, que o amor vai além da genética, sendo construído no cuidado diário, na presença e no acolhimento incondicional.
Com uma abordagem sensível e acessível, a obra não apenas auxilia crianças impostas a lidarem com suas emoções e compreenderem que seu valor e seu lugar no mundo não dependem de sua origem, mas também orientar pais/responsáveis sobre como fortalecerem os laços de apego saudável.
Destinado aos usos clínico, familiar e escolar com a faixa etária de 6 a 10 anos, trata-se de um recurso para abordar o tema adoção de forma acolhedora e assertiva e que auxilia os pequenos a validarem seus sentimentos e fortalecerem sua autoestima. Ao final da leitura, a mensagem essencial que fica é que a família é onde o coração encontra segurança e amor.