Por serem instintos naturais de proteção, os medos na infância, em sua grande maioria, não trazem malefícios permanentes às crianças. Pontuais, tendem a ser controlados com acolhimento ou com o afastamento das fontes causadoras.
No entanto é preciso ficar alerta para casos em que as reações da garotada se intensificam e se prolongam, ocorrendo com frequência e chegando ao pânico. A literatura infantil é um importante recurso para ajudar as crianças a lidarem com seus medos de forma saudável.
O kit "Medos na Infância" é composto por 4 livros infantis:
O medo e seus disfarces
O medo é alto, um pouco gordinho, tem olhos esbugalhados, cabelos cheios de nós e muitos dentes em sua boca larga. Suas vestimentas são variadas, porque ele gosta de se disfarçar. A descrição está no livro `O medo e seus disfarces’, da psicóloga Marina Gusmão Caminha, que busca esclarecer que mesmo emoções como o medo têm uma função e devem ser aceitas e validadas. Sua leitura ajuda a criança a descobrir o que é o medo, sua função e como vencê-lo.
Autora: Marina Gusmão Caminha.
O segredo do medo
O livro `O segredo do medo’, de autoria da psicóloga Miriam Rodrigues, também aborda o assunto de modo a ajudar os pequenos a entenderem seus medos e tomar coragem para enfrentá-los. Na história, o menino Fred passa por alguns problemas por estar sentindo muito medo na hora de dormir. E o leitor é convidado a descobrir com o personagem o segredo dessa emoção.
Autora: Miriam Rodrigues.
Vicente Valente
Há momentos nos quais o medo fica tão forte que parece impedir a pessoa de fazer o que quer. Em `Vicente Valente’, escrito pela psicóloga Andréia Rodrigues, os personagens ajudam a criançada a enfrentar os medos que atrapalham na hora de se divertir com os amigos ou dormir com tranquilidade.
Autora: Andréia Rodrigues.
Heitor e o medo do doutor
Ir ao dentista pode ser um desafio para muitas crianças, gerando medo e ansiedade. O livro `Heitor e o medo do doutor’, da mesma autora, proporciona a elas o entendimento de que algumas atividades são tão importantes que é fundamental enfrentar seus temores. Com coragem e ajuda do dentista de confiança, a experiência pode se tornar, aos poucos, menos assustadora e até agradável.
Autora: Andréia Rodrigues.