As necessidades centrais da infância dizem respeito a demandas psicológicas a serem supridas pelos cuidadores e pelo contexto no qual a criança está inserida, conforme determinada etapa do desenvolvimento. Objetiva-se propor um material ilustrado para identificação das necessidades centrais não atendidas.
Este jogo pode ser usado com crianças, adolescentes e adultos. No caso de adultos, as perguntas são direcionadas ao passado, de modo a identificar as necessidades centrais não atendidas na infância dele/dela, estendendo-se ao presente, avaliando nas atuais relações o quanto tais necessidades são supridas ou não.
O QUE VOCÊ ENCONTRA NESTE RECURSO:
8 cartas com as frases (para crianças e adolescentes):
"Coisas que têm na minha família";
"Coisas que não têm na minha família";
"Coisas que têm um pouco na minha família".
Para adultos:
"Coisas que tinham na minha família";
"Coisas que não tinham na minha família";
"Coisas que tinham um pouco na minha família".
Para todos:
"Coisas que eu gostaria que tivessem na minha família";
"Coisas que eu queria que não tivessem na minha família".
20 cartas com imagens ilustrativas das necessidades centrais.
Um livreto explicativo das necessidades emocionais fundamentais, conforme a fase do desenvolvimento e aspectos do temperamento e estilo parental;
40 cartas com sugestões de perguntas para investigação (20 direcionadas a crianças/adolescentes e 20 direcionadas a adultos).
CONHEÇA A AUTORA
Aline Henrique Reis
Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Formação em Terapia do Esquema pela Wainer e Piccoloto Centro de Psicoterapia. Especialista em psicologia clínica na abordagem cognitivo-comportamental e mestre em psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Terapeuta certificada da Federação Brasileira de Terapias cognitivas. Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
DADOS TÉCNICOS
Contém: 68 cartas
Peso: 94g.