Caixinha dos Problemas: Os problemas têm o tamanho que a gente dá para eles.
Esta ferramenta é uma ideia simples e concreta que ajudará a criança a avaliar o tamanho das situações que a estão incomodando e com o tempo adequar suas reações ao tamanho dos problemas.
COMO UTILIZAR?
Passo 1: Monte as 3 caixinhas com a criança e explique para ela o que é um probleminha, um problema médio e um problemão, correlacionando-os com os tamanhos das caixas. As caixinhas vão com instruções e exemplos para você fazer toda esta explicação e preparação com a criança.
Passo 2: Faça uma análise com ela de sua ultima semana ou ultimo mês e classifique os acontecimentos que a incomodaram conforme seu tamanho.
Passo 3: Deixe a caixinha em um lugar visível. Sempre que a criança estiver passando por uma "crise" pergunte: Isso que aconteceu agora é um probleminha, problema médio ou problemão? Ao chegar em casa, falem sobre o ocorrido e peça para que ela escreva ou desenhe o que aconteceu e coloquem o papelzinho na caixinha correspondente.
O QUE VOCÊ ENCONTRA NESSE MATERIAL TERAPÊUTICO
1 caixinha PROBLEMÃO
1 caixinha PROBLEMA MÉDIO
1 caixinha PROBLEMINHA
CONHEÇA AS AUTORAS
Juliana Martins
Psicóloga e criadora da BBDU, uma empresa com soluções criativas que ajudam as famílias nos mais variados desafios das fases do desenvolvimento infantil. Com mais de 20 anos de experiência profissional, tem formação em terapia cognitiva da infância e da adolescência (INTCC), Terapia dos Esquemas na infância e adolescência pela Wainer, em dinâmica de grupos (SBDG), coaching (ABC) e gestão empresarial (FGV).
Luciana Tisser
Psicóloga, especialista em Neuropsicologia. Mestra e doutora em Ciências da Saúde/Neurociências. Professora da Faculdade de Psicologia da IMED Porto Alegre. Sócia diretora do Instituto de Psicologia do Rio Grande do Sul.
DADOS TÉCNICOS
Conteúdo: 3 caixas dobráveis.