Reconhecendo Vidas Ameaçadas, nos interrogamos por que exigências para a educação e para a docência. Reconhecendo Vidas Re-Existentes somos obrigadas, obrigados, como docentes, educadoras, educadores a nos perguntar que exigências políticas, éticas, pedagógicas para nossa Humana Docência de educandas, educandos que chegam às escolas, à EJA, às universidades, em ações afirmativas, em movimentos sociais, em Vidas Re-Existentes reafirmando sua Outra humanidade, em Outra história. Reconhecer com Paulo Freire que os oprimidos, resistindo por liberdade, exigem ser reconhecidos sujeitos de Pedagogias de Oprimidos Re-Existentes.
CONHEÇA O SUMÁRIO
Apresentação – Reconhecer outra humanidade na história – Que interpelações?
Capítulo 1
Re-existências por vida: primeiro valor humano
Os coletivos em vidas ameaçadas respondem com vidas re-existentes
Vivências de vidas ameaçadas, vivências de vidas re-existentes
A politização da vida
Viver já é político
Capítulo 2
Vidas re-existentes a ser decretadas com deficiência de humanidade
Re-existentes a decretados não sendo humanos
Re-existências às opressões desumanizantes
A destruição das condições de produção da vida, matriz de desumanização
Re-existentes por condições sociais/materiais de vida humana
Capítulo 3
Vidas re-existentes às desumanizações, afirmando-se humanos
Re-existentes afirmando outra humanização
Re-existentes afirmantes de outra história de formação humana
Que re-existências afirmativas, de que formação humana?
Capítulo 4
Vidas re-existentes ao paradigma de humano único?
Os Outros, a diferença, o Outro do humano único, hegemônico?
Re-existentes à dialética binária, abissal, sacrificial dos humanismos pedagógicos
Re-existentes ao paradigma hegemônico segregador de humano
Os humanos oprimidos re-existentes redefinem o padrão de humano único
Vidas re-existentes afirmantes de outro paradigma de humano
Capítulo 5
Vidas re-existentes que afirmam outras matrizes de outros humanismos pedagógicos
As opressões matrizes de desumanização; as resistências matrizes de humanização
Reafirmar suas re-existências; a matriz mais perene de humanização na história
Re-existentes à dialética hegemônica; Nós humanos, a diferença inumana
Os tensos confrontos de matrizes de afirmação/formação humana
Capítulo 6
Vidas re-existentes à dialética hegemônica opressão/desumanização
A dialética desumanização/humanização produz a diferença como deficiência humana
A dialética humano/inumanos decreta a diferença incapaz de pedagogias de auto-humanização
A dialética desumanização/re-existências/humanização no primado da diferença
Vidas re-existentes afirmantes de outra dialética ético/política/pedagógica
Outra dialética desumanização/re-existência/humanização persistente na história
Capítulo 7
Vidas re-existentes, sujeitos de outra dialética: desumanização/re-existências/concientização/humanização
Os oprimidos se fazem problema a eles mesmos: indagam, respondem
Os oprimidos sofrem as desumanizações como realidade histórica
O problema de sua humanização o seu problema central, iniludível
Os oprimidos se perguntam pela outra viabilidade, a de sua humanização
Os oprimidos afirmam outro paradigma pedagógico: desumanização/conscientização/resistências/humanização
Os oprimidos re-existentes recolocam sua outra humanidade na história
Capítulo 8
Vidas re-existentes afirmantes de outra história de educação/humanização
Os oprimidos resistem a vivenciar a desumanização como produção histórica política
Que outra história política os oprimidos re-existentes afirmam?
A história de re-existências, matriz de outra história de humanização
Resistências coletivas, matrizes políticas éticas humanizadoras
Capítulo 9
Vidas re-existentes a uma história única de humanizações
Os oprimidos afirmam outra história de re-existências humanizadoras
Uma história hegemônica de humanidades; mas de que humanos?
Vidas re-existentes a uma história em que só tem havido lugar para a “humanidade” dos vencedores
Recuperar sua humanidade, recriá-la: tarefa humanista e história dos oprimidos
Que outra história da educação afirmando sua outra humanidade na história?
Reafirmando sua outra humanidade na história; que matrizes de humanização
afirmam?
Referências
CONHEÇA O AUTOR
Miguel G. Arroyo
DADOS TÉCNICOS
ISBN: 9786557137093
Formato: 16x23 cm | 312 páginas | Peso: 445g.