Vidas re-existentes: reafirmando sua outra humanidade na história - Sinopsys Editora
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Vidas re-existentes: reafirmando sua outra humanidade na história

Vidas re-existentes: reafirmando sua outra humanidade na história

Miguel G. Arroyo

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SINOPSE

Reconhecendo Vidas Ameaçadas, nos interrogamos por que exigências para a educação e para a docência. Reconhecendo Vidas Re-Existentes somos obrigadas, obrigados, como docentes, educadoras, educadores a nos perguntar que exigências políticas, éticas, pedagógicas para nossa Humana Docência de educandas, educandos que chegam às escolas, à EJA, às universidades, em ações afirmativas, em movimentos sociais, em Vidas Re-Existentes reafirmando sua Outra humanidade, em Outra história. Reconhecer com Paulo Freire que os oprimidos, resistindo por liberdade, exigem ser reconhecidos sujeitos de Pedagogias de Oprimidos Re-Existentes.



CONHEÇA O SUMÁRIO


Apresentação – Reconhecer outra humanidade na história – Que interpelações?



Capítulo 1


Re-existências por vida: primeiro valor humano

Os coletivos em vidas ameaçadas respondem com vidas re-existentes

Vivências de vidas ameaçadas, vivências de vidas re-existentes

A politização da vida

Viver já é político



Capítulo 2


Vidas re-existentes a ser decretadas com deficiência de humanidade

Re-existentes a decretados não sendo humanos

Re-existências às opressões desumanizantes

A destruição das condições de produção da vida, matriz de desumanização

Re-existentes por condições sociais/materiais de vida humana



Capítulo 3


Vidas re-existentes às desumanizações, afirmando-se humanos

Re-existentes afirmando outra humanização

Re-existentes afirmantes de outra história de formação humana

Que re-existências afirmativas, de que formação humana?



Capítulo 4


Vidas re-existentes ao paradigma de humano único?

Os Outros, a diferença, o Outro do humano único, hegemônico?

Re-existentes à dialética binária, abissal, sacrificial dos humanismos pedagógicos

Re-existentes ao paradigma hegemônico segregador de humano

Os humanos oprimidos re-existentes redefinem o padrão de humano único

Vidas re-existentes afirmantes de outro paradigma de humano



Capítulo 5


Vidas re-existentes que afirmam outras matrizes de outros humanismos pedagógicos

As opressões matrizes de desumanização; as resistências matrizes de humanização

Reafirmar suas re-existências; a matriz mais perene de humanização na história

Re-existentes à dialética hegemônica; Nós humanos, a diferença inumana

Os tensos confrontos de matrizes de afirmação/formação humana



Capítulo 6


Vidas re-existentes à dialética hegemônica opressão/desumanização

A dialética desumanização/humanização produz a diferença como deficiência humana

A dialética humano/inumanos decreta a diferença incapaz de pedagogias de auto-humanização

A dialética desumanização/re-existências/humanização no primado da diferença

Vidas re-existentes afirmantes de outra dialética ético/política/pedagógica

Outra dialética desumanização/re-existência/humanização persistente na história



Capítulo 7


Vidas re-existentes, sujeitos de outra dialética: desumanização/re-existências/concientização/humanização

Os oprimidos se fazem problema a eles mesmos: indagam, respondem

Os oprimidos sofrem as desumanizações como realidade histórica

O problema de sua humanização o seu problema central, iniludível

Os oprimidos se perguntam pela outra viabilidade, a de sua humanização

Os oprimidos afirmam outro paradigma pedagógico: desumanização/conscientização/resistências/humanização

Os oprimidos re-existentes recolocam sua outra humanidade na história



Capítulo 8


Vidas re-existentes afirmantes de outra história de educação/humanização

Os oprimidos resistem a vivenciar a desumanização como produção histórica política

Que outra história política os oprimidos re-existentes afirmam?

A história de re-existências, matriz de outra história de humanização

Resistências coletivas, matrizes políticas éticas humanizadoras



Capítulo 9


Vidas re-existentes a uma história única de humanizações

Os oprimidos afirmam outra história de re-existências humanizadoras

Uma história hegemônica de humanidades; mas de que humanos?

Vidas re-existentes a uma história em que só tem havido lugar para a “humanidade” dos vencedores

Recuperar sua humanidade, recriá-la: tarefa humanista e história dos oprimidos

Que outra história da educação afirmando sua outra humanidade na história?

Reafirmando sua outra humanidade na história; que matrizes de humanização afirmam?



Referências


CONHEÇA O AUTOR


Miguel G. Arroyo


DADOS TÉCNICOS


ISBN: 9786557137093

Formato: 16x23 cm | 312 páginas | Peso: 445g.

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