Cada vez mais os estudos na área de educação convergem para a adoção de propostas que coloquem o estudante em um papel investigativo. Nesse contexto, a abordagem STEAM — Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics — mostra-se extremamente valiosa. Os autores deste livro, professores e pesquisadores brasileiros, se debruçam sobre essa abordagem que contribui para o enfrentamento dos desafios contemporâneos na educação, integrando disciplinas, considerando a transdisciplinaridade e ajudando a desenvolver competências importantes, como a criatividade, o pensamento crítico, a comunicação e a colaboração.
Este livro é um convite para que professores de diferentes áreas entrem em contato com reflexões de profissionais que têm pesquisado, aplicado e elaborado propostas que envolvem o STEAM para que também possam desenvolver as suas salas de aula com movimento e integração.
CONHEÇA O SUMÁRIO
Apresentação.
Capítulo 1. STEAM: integrando as áreas para desenvolver competências.
Capítulo 2. Um panorama do STEAM education como tendência global.
Capítulo 3. A aprendizagem baseada em projetos e a abordagem STEAM.
Capítulo 4. O STEAM e as atividades experimentais investigativas.
Capítulo 5. Considerações sobre o ensino e a aprendizagem de tecnologia no contexto do STEAM.
Capítulo 6. M de matemática.
Capítulo 7. O papel das artes e do design no STEAM.
Capítulo 8. Recolhendo evidências: a avaliação e seus desafios.
Capítulo 9. Um olhar para a aprendizagem socioemocional no STEAM.
Capítulo 10. Formação de professores: vencendo os desafios de implementação do STEAM.
Capítulo 11. STEAM na prática: exemplos de projetos.
PÚBLICO-ALVO
Professores e gestores escolares interessados em compreender e usar STEAM em sua escolas. Estudantes de licenciatura.
CONHEÇA OS ORGANIZADORES
Lilian Bacich e Leandro Holanda
DADOS TÉCNICOS
Impresso
Formato: 16x23
Páginas: 244
ISBN: 9786581334055
Ano: 2020