Sonhos - Sinopsys Editora
0
Sonhos

Sonhos

Carl Gustav Jung

ESGOTADO

SINOPSE

O sonho não é, de modo algum, uma mistura confusa de associações casuais e desprovidas de sentido, como geralmente se admite; também não é simples decorrência de estímulos somáticos surgidos durante o sono, como muitos acreditam; mas é um produto autônomo e muito importante da atividade psíquica e, como todas as outras funções psíquicas, passível de uma análise sistemática.


As sensações orgânicas durante o sono não são a causa do sonho. Desempenham papel secundário e fornecem apenas os elementos constitutivos (o material) da atividade psíquica. Segundo Freud, o sonho é, como qualquer produto psíquico complexo, uma criação, uma obra que tem seus motivos, suas cadeias prévias de associações. Ele é, como uma ação refletida, o resultado de um processo lógico da disputa entre diferentes tendências, das quais uma alcançará a vitória. Como tudo o que fazemos, também os sonhos possuem um significado.



CONHEÇA O SUMÁRIO


Prefácio à edição de 2010

Nota de agradecimento


Parte I: Sonhos e psicanálise

1. A análise dos sonhos

2. Sobre o significado dos sonhos com números


Parte II: Sonhos e energia psíquica

1. Aspectos gerais da psicologia do sonho

2. Da essência dos sonhos


Parte III: A aplicação prática da análise dos sonhos

1. A aplicação prática da análise dos sonhos


Parte IV: Simbolismo dos sonhos individuais em relação à alquimia

1. Introdução

2. Os sonhos iniciais, 1703. O simbolismo do mandala


Lista das ilustrações

Bibliografia

Índice


CONHEÇA O AUTOR


Carl Gustav Jung

Foi um psiquiatra suíço, fundador da escola da Psicologia Analítica. Desenvolveu os conceitos da personalidade extrovertida e introvertida, de arquétipos e do inconsciente coletivo. Estudou filosofia e medicina na Universidade da Basiléia, em 1895. Em 1902, obteve o doutorado na Universidade de Zurique, com a dissertação “Psicologia e Patologia dos Fenômenos Chamados Ocultos”. Em 1905 tornou-se livre docente de Psiquiatria na Universidade de Zurique. Em 1910, fundou a Sociedade Psicanalítica Internacional em conjunto com Freud, Adler, Jones e Stekel, a qual ele presidiu. Faleceu em 1961.


DADOS TÉCNICOS


ISBN: 9786557131800

Formato: 13,7x21 cm | 400 páginas | Peso: 453g.

Veja também

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
O que deseja fazer agora?