Solução de problemas interpessoais na adolescência: avaliando possibilidades para a tomada de decisão - Sinopsys Editora
0
Produto sinopsys
Solução de problemas interpessoais na adolescência: avaliando possibilidades para a tomada de decisão

Solução de problemas interpessoais na adolescência: avaliando possibilidades para a tomada de decisão

Shirley Simeão, Ludmila Rodrigues e Luciana Carla dos Santos Elias

De R$ 67,00   Por   R$ 56,95

Promoção

R$ 51,26  no PIX
2 x de R$ 28,48 sem juros
Parcele em até 12x sem juros, conforme a bandeira do cartão e o valor da compra.

Regras de parcelamento:

Visa, Mastercard, Elo e Diners:
-Até R$ 399,99: 6x sem juros
  Parcela mínima R$ 25,00
- De R$ 400 a R$ 599,99: 8x sem juros
  Parcela mínima R$50,00
- A partir de R$ 600: 12x sem juros
  Parcela mínima R$ 50,00

Hipercard e Amex:
Até 6x sem juros
Parcela mínima R$25,00

Disponibilidade: Em Estoque

SINOPSE

A capacidade de solucionar problemas interpessoais está entre as habilidades mais fundamentais a serem desenvolvidas no cenário da adolescência, em razão de sua importância frente a uma diversidade de situações da vida e de sua relação com outras classes de habilidades, como assertividade, autocontrole emocional e empatia, por exemplo.


O livro parte dos dilemas enfrentados por Duca, personagem que ilustrará a história, ao chegar à adolescência. Tendo como base a psicologia das habilidades sociais e a relação com o desenvolvimento de ações de prevenção e promoção de saúde no contexto infantojuvenil, propõe que o jovem pense em alternativas para soluções de problemas de maneira a facilitar o desenvolvimento de estratégias, visando mudança e a resolução das adversidades.


Assim, os objetivos deste livro são favorecer a compreensão acerca da habilidade de solucionar problemas e contribuir, por meio das atividades propostas, para a aquisição de um repertório mais adaptativo, que permita ao adolescente lidar melhor com as demandas e os problemas vivenciados. Visa, ainda, auxiliar os profissionais na implementação de intervenções e recomenda leituras complementares.


Para que os objetivos do livro sejam atingidos, são propostas, além de reflexões que partem de um escopo teórico, questionamentos e atividades interativas. Nestas atividades, que também promovem a criatividade, são exercitados diversos fatores: a identificação de problemas, suas possíveis soluções, avaliação dessas possibilidades e a tomada de decisões. As reflexões, de forma geral, partem dos problemas evidenciados na história de Duca e, depois, o leitor é provocado para identificar e tratar dos próprios problemas. Os passos sugeridos nas atividades podem ser utilizados em outras tarefas que tenham como foco a solução de problemas; o importante é praticar, visto que, como tudo na vida, é a prática que nos leva a ter sucesso.


Este livro dispõe de formulários digitais.



PÚBLICO-ALVO


Para ser utilizado por terapeutas com adolescentes a partir de 12 anos.


DIFERENCIAIS DA OBRA


O material apresenta não apenas uma possibilidade de psicoeducação, mas traz também a sugestão de muitas atividades práticas que podem orientar a atuação do profissional/educador junto ao público juvenil. Um ponto forte é que o material já foi testado na prática e reúne atividades que foram consideradas efetivas no atendimento com adolescentes.


CONHEÇA AS AUTORAS


Shirley Simeão

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Cognição e Comportamento (LAPECC). É também representante estadual das terapias cognitivas pela UFPB e integrante do grupo de trabalho (GT) Relações Interpessoais e Competência Social.


Ludmila Rodrigues

Psicóloga clínica com formação em terapia cognitivo-comportamental. Tem formação em terapia dos esquemas e especialização em psicopedagogia, educação global e inteligências humanas. Dedica-se ao atendimento de adolescentes e adultos e ao desenvolvimento de habilidades sociais como prevenção e promoção de saúde.


Luciana Carla dos Santos Elias

Doutora em psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP). Docente junto ao Departamento de Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP-USP. Coordena o Laboratório de Psicologia da Educação e Escolar (LAPEES), desenvolvendo pesquisas relacionadas a habilidades sociais, inclusão de alunos na rede pública de ensino e psicologia escolar. Integrante do GT Relações Interpessoais e Competência Social.


DADOS TÉCNICOS


ISBN: 9786555710663

Formato: 16x23 cm | 64 páginas | 134g.

Acabamento: Brochura

Ano: 2022

Veja também

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
O que deseja fazer agora?