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Luiz Pasquali
Disponibilidade: Em Estoque
SINOPSE
A primeira obra completa técnica sobre a psicometria clássica e moderna escrita em português. Ela trata da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI) de uma forma técnica, mas adaptada ao leitor que não possui sofisticação em estatística e matemática.
É um livro de capacitação para os pesquisadores em psicologia e educação, bem como em todas as áreas nas quais são desenvolvidos e utilizados instrumentos para a pesquisa científica e para a atuação profissional.
Introdução
2.1 Apanhado histórico
2.2 Os testes psicológicos
3.1 Axiomas do sistema numérico
3.2 Axiomas da medida
5.1 Formas de medida
5.2 Unidades de medida
6.1 Medida por lei
6.2 Medida por teoria
7.1 Conceito de erro
7.2 Tipos de erro
7.3 A teoria do erro
8.1 Precisão
8.2 A Simulação
Conclusão
7.1 – Os parâmetros individuais dos itens
7.2 – Parâmetros do teste (grupo de itens)
Introdução
3.1 – A média dos escores
3.2 – A variância dos escores
3.3 – A correlação entre os escores
2.1 A teoria da TRI
2.2 Pressupostos da TRI
3.1 – Modelo logístico de 1 parâmetro
3.2 – Modelo logístico de 2 parâmetros
3.3 – Modelo logístico de 3 parâmetros
5.1 – O qui quadrado (X2)
5.2 – Análise dos resíduos
7.1 – Banco de itens
7.2 – Testes sob medida (computerized adaptive testing – CAT)
Introdução
A – A análise gráfica dos itens
B – A análise algébrica dos Itens
B1 – Unidimensionalidade dos Itens
B2 Dificuldade dos itens
B3 – Discriminação dos itens
3.2.1 – Grupos-critério
3.2.2 – Correlação item total
3.2.3 – Avaliação crítica do cálculo da discriminação pela TCT
B4 – Validade dos itens
4.1 – Correlação item e critério
4.2 – A carga fatorial
4.3 – Função de informação do item
B5 – Algumas relações entre parâmetros dos itens e do teste
B6 – Vieses de resposta
Conclusão
1. Introdução
2.1 – O erro de estimação
2.2 – Análise da representação
2.3 – Análise por hipótese
2.4 – A curva de informação da TRI
2.4.1 – Função de informação do teste
2.4.2 – Ponderação dos itens
2.4.3 – Função da eficiência relativa
2.1 – A correlação
2.2 – Coeficientes alfa
2.3 – Estimação da fidedignidade de uma bateria de testes
3.1 – Estimação do escore verdadeiro
3.2 – Estimação da precisão das diferenças
2.1 – Administração dos testes
2.2 – Comportamento e vieses do examinador
2.3 – O direito dos testandos
2.4 – Sigilo e divulgação dos resultados
1.1 – A idade mental
1.2 – Série escolar
1.3 – Estágio de desenvolvimento
2.1 – Posto percentílico
2.2 – Escore padrão
3.1 – Testes referentes a critério
3.2 – Tabelas de expectância
1.1 – Um grupo único contrabalançado
1.2 – Grupos randômicos (equivalentes)
1.3 – Grupos não equivalentes com teste de ancoragem
2.1 – Métodos lineares
2.1.1 – Equiparação pela média
2.1.2 – Equiparação linear
2.1.3 – O caso do teste de ancoragem
Luiz Pasquali
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