Esta obra é uma ferramenta para o ensino eficiente. Repleto de relatos de situações vividas, com sucesso, por professores em atividade e com muitos estudos de casos, o texto conduz os estudantes a pensarem criticamente sobre as bases teóricas que sustentam boas práticas de ensino. Um dos objetivos principais do conteúdo deste livro é obter sucesso nos cursos.
O uso de complementos que abordam diversidade e tecnologia e outros recursos, como quadros, seções e estudos de casos com temas de grande interesse, complementam o aprendizado, ajudando o estudante a se aprofundar no universo da psicologia educacional. Apresentando muitas situações e atividades do dia-a-dia escolar, Psicologia educacional está fundamentado em pesquisas sólidas e atuais sobre ensino e aprendizagem e fornece uma fonte ampla de bibliografia especializada. É uma obra que enfatiza a aplicação da teoria na prática em sala de aula, buscando formar educadores mais eficientes.
SUMÁRIO
Prefácio.
Capítulo 1. Psicologia educacional: Uma ferramenta para o ensino eficiente.
Capítulo 2. Desenvolvimento cognitivo e de linguagem.
Capítulo 3. Contextos sociais e desenvolvimento socioemocional.
Capítulo 4. Variações individuais.
Capítulo 5. Diversidade sociocultural.
Capítulo 6. Alunos que têm deficiência.
Capítulo 7. Abordagens sociocognitiva e comportamental.
Capítulo 8. A abordagem de processamento da informação.
Capítulo 9. Processos cognitivos complexos.
Capítulo 10. Abordagens socioconstrutivistas.
Capítulo 11. Aprendizagem e cognição nas áreas de conteúdo.
Capítulo 12. Planejamento, ensino e tecnologia.
Capítulo 13. Motivação, ensino e aprendizagem.
Capítulo 14. Gerenciando a sala de aula.
Capítulo 15. Testes padronizados e ensino.
Capítulo 16. Avaliação em sala de aula.
Glossário.
Referências.
Créditos.
Índice de nomes.
Índice remissivo.
IDEAL PARA
Profissionais das áreas de educação e psicologia.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Impresso
Formato: 27.5x21
Páginas: 692
ISBN: 9788577260379
Ano: 2009