Protocolos clínicos em terapia cognitivo-comportamental: de Beck à terceira onda - Sinopsys Editora
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Protocolos clínicos em terapia cognitivo-comportamental: de Beck à terceira onda

Protocolos clínicos em terapia cognitivo-comportamental: de Beck à terceira onda

Sabrina Martins Barroso, Deise Coelho de Souza

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SINOPSE

No trabalho terapêutico, cada cliente é único, e cada contexto precisa ser considerado para pensar adequadamente o plano de intervenção. Cada profissional é único, o que faz com que cada um tenha formas próprias de trabalhar. Assim, talvez uma comparação mais justa para determinar os protocolos clínicos seria pensá-los como mapas em construção. Mapear o caminho ajuda a entender o quanto cada parte do percurso importa e a mensurar a possível velocidade da viagem. Em outras palavras, ajuda a entender que aspectos da prática clínica são efetivos, se existe alguma particularidade que precisa ser seguida para manter ou ampliar tal eficácia e como mensurar as mudanças percebidas com a psicoterapia.


O livro apresenta diversos protocolos nacionais e internacionais com base nas abordagens clássica e de terceira onda da terapia cognitivo-comportamental, separando-os por tipo de atendimento (individual ou em grupo) e diferenciando as propostas presenciais daquelas desenvolvidas para atendimento on-line ou misto.


Para cada protocolo, estão descritos seu objetivo, seus autores, o número esperado de sessões, a periodicidade prevista para os encontros, tempo de duração de cada sessão, os assuntos para trabalhar em cada sessão (agenda) e as tarefas terapêuticas/planos de ação adotados para potencializar os atendimentos. Avisamos, contudo, que alguns protocolos precisaram passar por adaptações quanto à sua sistematização das sessões.


A ideia deste livro é, como já dito, apresentar um norteador, e não escrever uma receita, pois acreditamos que cada profissional poderá fazer sua leitura pessoal sobre como atuar.


Este livro dispõe de formulários digitais.



CONHEÇA O SUMÁRIO


PARTE I: Introdução


1. Modalidades de atendimento clínico

2. Pensando a conceitualização e o planejamento do caso

3. Organização das sessões de atendimento


PARTE II: Protocolos para Atendimento Presencial Individual


4. Protocolos para definição de metas

5. Protocolo para trabalhar promoção de saúde

6. Protocolos para trabalhar habilidades sociais

7. Protocolo para trabalhar com cuidadores informais

8. Protocolos para sintomas depressivos

9. Protocolos para sintomas de ansiedade e medo

10. Protocolos para trabalhar com pessoas com transtorno de estresse pós-traumático

11. Protocolos para trabalhar com pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo

12. Protocolo para trabalhar com pessoas com transtorno do espectro autista

13. Protocolo para trabalhar com pessoas com transtorno bipolar

14. Protocolos para trabalhar com pessoas com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade

15. Protocolo para trabalhar com pessoas com transtorno da personalidade

16. Protocolo para trabalhar com pessoas com esquizofrenia

17. Protocolos para trabalhar peso e transtornos alimentares

18. Protocolos para insônia

19. Protocolos para problemas de casal

20. Protocolos para trabalhar com comportamento violento

21. Protocolos para trabalhar com pessoas com alguma dependência

22. Protocolo para trabalhar com pessoas com zumbido e perda auditiva


PARTE III: Protocolos para Atendimento Presencial em Grupo


23. Protocolo para definição de metas para atendimento em grupo

24. Protocolos para trabalhar promoção de saúde em atendimentos em grupo

25. Protocolos para trabalhar habilidades sociais

26. Protocolos para trabalhar com cuidadores informais

27. Protocolos para sintomas depressivos

28. Protocolos para sintomas de ansiedade e medo

29. Protocolos para trabalhar com pessoas com transtorno de estresse pós-traumático

30. Protocolo para trabalhar com pessoas com transtorno do espectro autista

31. Protocolos para trabalhar com pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo

32. Protocolos para trabalhar com pessoas com transtorno bipolar

33. Protocolo para trabalhar com pessoas com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade

34. Protocolo para trabalhar com pessoas com transtornos da personalidade

35. Protocolo para trabalhar com pessoas com esquizofrenia

36. Protocolo para trabalhar peso e transtornos alimentares

37. Protocolo para insônia

38. Protocolos para trabalhar com comportamento violento

39. Protocolos para trabalhar com pessoas com alguma dependência

40. Protocolo para trabalhar com pessoas com zumbido e perda auditiva

41. Protocolo para trabalhar dor


PARTE IV: Protocolos para Atendimentos Online ou Mistos


42. Protocolo para trabalhar projetos de vida

43. Protocolos para trabalhar diferentes objetivos com pais/responsáveis

44. Protocolos para treinamento de habilidades sociais

45. Protocolos para sintomas depressivos

46. Protocolos para sintomas de ansiedade e medo

47. Protocolo para trabalhar com pessoas em luto

48. Protocolo para trabalhar com pessoas com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade

49. Protocolo para trabalhar com pessoas com alguma dependência


Anexos


Anexo 1 - Formulário de conceitualização de caso

Anexo 2 - Entrevista inicial para terapia focada no zumbido

Anexo 3 - Acompanhamento semanal da intensidade do zumbido


PÚBLICO-ALVO


Estudantes e profissionais de psicologia.


DIFERENCIAIS DA OBRA


Foram revisados mais de 100 protocolos clínicos nacionais e internacionais das abordagens em TCC, sistematizando a forma de fazer o atendimento. Temos protocolos da abordagem clássica, ACT, mindfulness, terapia focada na compaixão, etc. Para cada protocolo, estão descritos seu objetivo, seus autores, o número esperado de sessões, a periodicidade prevista para os encontros, tempo de duração de cada sessão, os assuntos para trabalhar em cada sessão (agenda) e as tarefas terapêuticas/planos de ação adotados para potencializar os atendimentos.


CONHEÇA AS AUTORAS


Sabrina Martins Barroso

É psicóloga pela Universidade Federal de São João Del Rei, mestre em Psicologia e doutora em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Bolsista Produtividade nível 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Autora/organizadora de diversos livros nas áreas de avaliação psicológica, saúde mental, intervenção em abordagem cognitivo-compor¬tamental e pesquisa em psicologia, além de dezenas de capítulos de livro e artigos científicos sobre tais temas.


Deise Coelho de Souza

É psicóloga e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo. Possui aperfeiçoamento em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e formação em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto WP. É neuropsicóloga pelo Instituto de Pós-graduação e Graduação (IPOG). Atualmente, é psicóloga clínica em consultório particular e professora de Psicologia do Desenvolvimento I e II no curso de Psicologia da Faculdade de Educação de Patos de Minas (FAEP).


DADOS TÉCNICOS


ISBN: 9786555711899

Formato: 16x23 cm | 640 páginas | Peso: 1kg

Acabamento: Capa-dura

Ano: 2024

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