Este livro é uma exposição do possível tratamento das psicoses pela psicanálise. O autor teve a oportunidade de conhecer e conviver com Jacques Lacan e sua Escola e teve a chance de aprender com ele e vários de seus colegas — Serge Leclaire, Maud Mannoni, Jean Pierre Bauer, Moustapha Safouan, Jean Clavreul, Joël D’or e outros — a arte de escutar delírios e paranoias. A "Verwerfung", "foraclusão", como mecanismo do processo psicótico, descoberto por Freud e desenvolvido por Lacan, averiguou-se definição elucidativa do fenômeno e instrumento clínico de auspicioso valor.
A afirmação: "a psicose é aquilo diante do qual o psicanalista não deve recuar em caso algum" tornou-se uma proposta ousada de Lacan. Um desafio. Uma "crença" na clínica, que o posteriori revela como condição de sua eficiência e eficácia. Aqui, também, delírio ou paranoia é um significante que remete a outro significante da história do paciente. Na neurose, a decifração do recalcado do sintoma; na psicose, a decifração de um vazio que não se pôde significar. A clínica: "o real impossível de suportar". A cura: o real possível de ser suportado. Este livro é uma tentativa de explicitar a teoria e a prática psicanalítica no possível tratamento das psicoses.
CONHEÇA O AUTOR
Durval Checchinato
Psicanalista de formação lacaniana, foi membro da École Freudienne de Paris. Conduz seminários na Sociedade Campinense de Psicanálise.
DADOS TÉCNICOS
ISBN: 9786586140798
Formato: 164 páginas | Peso: 269g.
Acabamento: Brochura
Ano: 2021