O desenvolvimento da personalidade Vol. 17 - Sinopsys Editora
0
O desenvolvimento da personalidade Vol. 17

O desenvolvimento da personalidade Vol. 17

Carl Gustav Jung

ESGOTADO

SINOPSE

O livro reúne os trabalhos do autor sobre a psicologia infantil e suas ideias sobre educação.


Se é falta de sorte da criança não encontrar uma verdadeira família em casa, de outro lado também é perigoso para a criança estar presa demais à família. A ligação muito forte aos pais constitui impedimento direto para a acomodação futura no mundo. O adolescente está destinado para o mundo, e não para continuar a ser sempre apenas filho de seus pais.


Lamentavelmente há muitíssimos pais que persistem em considerar os filhos sempre como crianças, porque eles próprios não querem nem envelhecer, nem renunciar à autoridade e ao poder de pais. Agindo deste modo, exercem sobre os filhos influência altamente desastrosa por tirar-lhes todas as ocasiões de assumirem responsabilidade individual. Este método prejudicial ou produz pessoas sem independência própria ou indivíduos que forçam a conquista da própria independência por caminhos escusos.


Em contrapartida, há também outros pais que, por causa de sua própria fraqueza, são incapazes de opor à criança aquela autoridade da qual precisará mais tarde para adaptar-se corretamente ao mundo. Como personalidade, tem pois o professor tarefa difícil, porque se não deve exercer a autoridade de modo que subjugue, também precisa apresentar justamente aquela dose de autoridade que compete à pessoa adulta e entendida perante a criança. Tal atitude não pode ser obtida artificialmente, mesmo com toda a boa vontade, mas somente se realiza de modo natural, à medida que o professor procura simplesmente cumprir seu dever como homem e cidadão. É preciso que ele mesmo seja uma pessoa correta e sadia; o bom exemplo é o melhor método de ensino.



CONHEÇA O SUMÁRIO


Prefácio dos editores suíços

Prefácio da 2ª edição

Prefácio da 3ª edição

Prefácio da 4ª edição


I. Sobre os conflitos da alma infantil

II. Introdução à obra de Frances G. Wickes “Análise da alma infantil”

III. A importância da Psicologia Analítica para a Educação

IV. Psicologia Analítica e Educação

V. O bem-dotado

VI. A importância do inconsciente para a educação individual

VII. Da formação da personalidade

VIII. O casamento como relacionamento psíquico


Referências

Índice onomástico

Índice analítico


CONHEÇA O AUTOR


Carl Gustav Jung

Foi um psiquiatra suíço, fundador da escola da Psicologia Analítica. Desenvolveu os conceitos da personalidade extrovertida e introvertida, de arquétipos e do inconsciente coletivo. Estudou filosofia e medicina na Universidade da Basiléia, em 1895. Em 1902, obteve o doutorado na Universidade de Zurique, com a dissertação “Psicologia e Patologia dos Fenômenos Chamados Ocultos”. Em 1905 tornou-se livre docente de Psiquiatria na Universidade de Zurique. Em 1910, fundou a Sociedade Psicanalítica Internacional em conjunto com Freud, Adler, Jones e Stekel, a qual ele presidiu. Faleceu em 1961.


DADOS TÉCNICOS


ISBN: 9788532607416

Formato: 13,7x21 cm | 240 páginas |

Veja também

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
O que deseja fazer agora?