Kit composto por 2 livros + 2 materiais terapêuticos, são eles:
POR QUE VOU À TERAPIA ? CRIANÇAS ENTENDENDO A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL
Quando uma criança chega na terapia, muitas vezes tem dificuldade de entender o que é um terapeuta e o que será feito naquele espaço. Por vezes acredita que aquele espaço é meramente recreativo ou pode até entendê-lo como algo assustador em função de que ali serão abertas suas intimidades e dificuldades. "Porque vou à Terapia?: Crianças entendendo a terapia cognitivo-comportamental" ajuda o terapeuta, a família e a própria criança a dar significado a um momento que é recheado de novidades e que pretende auxiliar no sentido de reduzir o sofrimento de todos envolvidos.
AUTORAS: Marina Gusmão Caminha e Luciana Tisser
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MEU ÚLTIMO DIA NA PSICÓLOGA
Este livro tem como objetivo auxiliar crianças de 6 a 12 anos a compreender o processo da alta terapêutica. Meu último dia na psicóloga retrata a história de um menino que foi à terapia sem entender muito bem o porquê, mas que no decorrer do processo teve ganhos e atingiu objetivos. Orienta os pais no manejo do atendimento clínico desde sua fase inicial até a final e é uma ferramenta útil e lúdica para os psicólogos, pois explica como fazer o processo de desligamento dos pacientes e oferece sugestões de atividades para trabalhar com as crianças.
AUTORA: Camilla Volpato Broering
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PRÓXIMA FASE: FINALIZANDO A PSICOTERAPIA INFANTIL
O jogo "Próxima Fase" representa o momento de transição para a criança que está finalizando o processo psicoterapêutico, venceu suas dificuldades, e está se preparando para alta terapêutica.
Sendo assim, este recurso visa instrumentalizar o psicoterapeuta a finalizar o processo de forma lúdica e verificar os ganhos obtidos em diversos aspectos sob a ótica da criança. Além disso, o recurso possibilita receber um feedback da atuação do profissional, apontando pontos positivos e negativos da sua atuação, conversar sobre os sentimentos, avaliar o grau de autopercepção da criança em relação aos seus avanços e as mudanças no seu contexto, tirar dúvidas, além de oportunizar ao terapeuta expressar seus sentimentos e preparar a criança para possíveis recaídas.
O jogo sugere uma atividade prática que pode ser um desenho, uma carta, ou até mesmo escreverem juntos cartões de enfrentamento para a criança se lembrar de tudo que aprendeu durante o processo terapêutico, e usá-los se sentir necessidade, auxiliando na prevenção à recaída
AUTORA: Ariadny Abbud
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COMO ESTOU HOJE - AVISO DE PORTA MENINO e MENINA
Este recurso pode ser utilizado em contexto clínico e/ou familiar. Seu objetivo é de auxiliar no trabalho com a criança sobre suas emoções, identificando a forma como ela se sente no dia.
CONTÉM: Kit com três placas de porta com as emoções primárias:
- Alegre/Triste
- Amor/Medo
- Nojo/Raiva
INDICAÇÃO: O psicólogo pode deixar as plaquinhas do lado de fora da porta de sua sala e combinar previamente com a criança de que, enquanto aguarda na sala de espera, ela escolha uma placa que ilustre a emoção que está sentindo. Ao entrar no atendimento, a criança pode pendurar a placa escolhida na maçaneta interna da porta. A partir disso, o profissional poderá investigar e intervir sobre esta emoção identificada.