Este kit, formado por dois livros da série Características Distintivas, reúne teoria e prática da terapia de aceitação e compromisso (ACT) e da terapia comportamental dialética (DBT), promovendo a instrumentalização do terapeuta para o uso de ambas as abordagens de acordo com o contexto dos clientes.
CONHEÇA O KIT
Terapia comportamental dialética
A terapia comportamental dialética (DBT) é uma abordagem psicoterápica usada para tratar indivíduos com transtornos psicológicos complexos, em particular pessoas cronicamente suicidas com transtorno da personalidade borderline (TPB). Terapia comportamental dialética destaca as características teóricas e práticas do tratamento usando extensos exemplos clínicos para demonstrar como a teoria se traduz na prática. Esta segunda edição atualizada examina as modificações recentes na estrutura do tratamento e considera evidências de pesquisa mais atuais para a teoria biossocial que fundamenta o tratamento e sua eficácia. Este livro apresenta uma visão geral clara e estruturada de um tratamento complexo.
Autores: Michaela A. Swales, Heidi L. Heard.
Terapia de aceitação e compromisso
A terapia de aceitação e compromisso (ACT) é uma abordagem comportamental moderna que faz uso de intervenções de aceitação e mindfulness, juntamente com estratégias de compromisso e mudança comportamental, a fim de promover flexibilidade psicológica, que diz respeito à capacidade de entrar em contato com o momento presente e alterar ou manter um comportamento em benefício dos próprios valores, isto é, a abordagem visa facilitar uma vida gratificante na presença dessas emoções, pensamentos e sensações. O livro descreve cada um dos seis processos terapêuticos abordados — aceitação, desfusão, contato com o momento presente, self-como-contexto, valores e relação comprometida —, expondo intervenções centrais na ACT.
Autores: Paul E. Flaxman, J. T. Blackledge, Frank W. Bond.