Este kit, visando tratar temas da psicologia hospitalar, é composto por um livro técnico que embasa as diferentes práticas no contexto hospitalar a partir da TCC, além de dois baralhos e quatro livros infantis que auxiliam a realização destas. Assim, o kit, dentre outros temas, aborda os processos cirúrgicos na infância, a hospitalização infantil de crianças com condições crônicas e auxilia os pais nas conversas com as crianças sobre estes temas.
CONHEÇA O KIT
Psicologia da saúde: a prática de terapia cognitivo-comportamental em hospital geral
Esta nova edição apresenta inovações importantes acerca do que vêm se consolidando no contexto de saúde, como, por exemplo, o mindfulness e a entrevista motivacional. O livro se estrutura a partir de dois eixos temáticos: "Princípios da intervenção em saúde" e "Especialidades em saúde" e conta com sete novos capítulos, além das atualizações nos demais. O primeiro eixo aborda conteúdos básicos e essenciais para a prática psicológica no âmbito da saúde e hospitalar. Já o segundo descreve diferentes práticas psicológicas nos variados contextos de saúde e hospitalar possíveis, todos sob a ótica do modelo cognitivo-comportamental. A concretização da segunda edição representa o esforço de um trabalho coletivo, além de espelhar a dedicação de décadas das organizadoras à Psicologia da Saúde, aplicada ao contexto hospitalar.
Autoras: Tânia Rudnicki e Marisa Marantes Sanchez.
Baralho psicoterapêutico para avaliação e intervenção clínica em cuidados paliativos
Este baralho permite acessar temas atinentes à experiência de adoecimento grave e crônico que ameaça rotineiramente a continuidade da vida e que costuma despertar reflexões sobre a existência e a possibilidade de morrer. Possibilita ao paciente e ao terapeuta dialogarem acerca das principais preocupações, necessidades, desejos, expectativas e dificuldades emocionais envolvidas no enfrentamento do processo de adoecimento e formularem planos terapêuticos singulares, garantindo o respeito aos valores e às crenças do paciente e de sua família sobre o que se entende como tratamento adequado em cuidados paliativos.
Autora: Ariane Cristiny da Silva Fernandes.
Baralho infantil da hospitalização: pensamentos para situações difíceis
Este Baralho é uma ferramenta lúdica facilitadora no acesso a pensamentos e comportamentos de crianças inseridas no contexto hospitalar. Ele é composto por 49 cartas, para ambos os gêneros, direcionado à faixa etária entre 6 e 13 anos, podendo ser expandido para outras faixas etárias de acordo com a habilidade do terapeuta em apresentá-lo e explicar a forma de manuseio. Com a ajuda do baralho, o terapeuta poderá identificar disfuncionalidades de crença, pensamento e comportamento para, assim, intervir de forma a orientar a criança na construção de estratégias de enfrentamento frente ao processo de hospitalização. Apesar de ter uma estrutura de aplicação sistemática e um embasamento teórico pela abordagem cognitivo-comportamental, o baralho permite flexibilidade diante das necessidades de cada profissional e de cada caso atendido, proporcionando uma utilização livre diante da demanda levantada pela criança, independente da orientação teórica que fundamenta o trabalho do psicólogo.
Autoras: Camila Volpato Broering e Olívia Kruger.
Meu filho vai fazer uma cirurgia... como posso ajudar? + Minha cirurgia: O livro que explica!
Ambos os livros tem uma linguagem simples e ilustrativa, com o objetivo de apresentar informações aos familiares de crianças com idades entre 5 e 12 anos sobre todo o processo cirúrgico, oferecendo recursos que podem auxiliá-los no manejo da ansiedade diante dessa experiência. Assim, os adultos podem ajudar as crianças, conversando de modo sincero e objetivo, dando apoio e estímulo à expressão de pensamentos, dúvidas e emoções.
Autoras: Marina Menezes e Josiane Delvan.
Vou ser operado! o que acontece quando é preciso fazer uma cirurgia?
Todos nós passamos por consultas de rotina para fazermos exames periódicos, isto é, para vermos se está tudo bem conosco. Isto é um comportamento preventivo importante. Mas, às vezes, podemos apresentar um problema que necessita um exame mais detalhado ou mesmo fazer uma cirurgia e isto pode provocar muito medo e ansiedade.
Autoras: Neide Aparecida Micelli Domingos, Carmem Beatriz Neufeld, Kelly Renata Risso Grecca e Maria Cristina de Oliveira Santos Miyazaki.
Quando minha casa é o hospital
Direcionado ao público infantil, mas igualmente relevante para famílias e profissionais de saúde e de outras áreas relacionadas, este livro tem o objetivo de sensibilizar os leitores para a realidade e os cuidados necessários com crianças hospitalizadas com condições crônicas complexas (CCC) por meio de uma linguagem acessível, lúdica e dinâmica.
Autores: Luana R. O. Tosta, Conceição A. Serralha.