Conheça o kit "Psicoeducação e intervenção nos transtornos da infância", composto pelo livro "Transtornos Psicopatológicos na infância e na adolescência" e pelo lançamento da segunda edição do Baralho de problemas: lidando com transtornos da infância e adolescência em busca do bem-estar, revisada e ampliada esta edição conta com 151 cartas e com novos assuntos que abrangem o contexto pandêmico atual e o pós-pandêmico porvir.
CONHEÇA O KIT
BARALHO DE PROBLEMAS: LIDANDO COM TRANSTORNOS DA INFÂNCIA EM BUSCA DO BEM-ESTAR 2ª EDIÇÃO
Com o objetivo de oferecer a psicólogos e psicopedagogos clínicos um instrumento de investigação dos problemas psicológicos que afetam a infância e a adolescência, esta 2ª edição vai além de uma boa descrição de como utilizar uma técnica lúdica que auxilia o terapeuta a desvendar os problemas apresentados por crianças e adolescentes. O baralho permite ao cliente selecionar, a partir de um conjunto de 150 cartas, frases que descrevem suas dificuldades afetivas, cognitivas e comportamentais, expressando-as de forma objetiva e clara, com base em uma tarefa de identificação de dificuldades ligadas aos transtornos psicológicos descritos nas cartas. Uma vez selecionadas as cartas, os temas passam a ser investigados de modo mais extenso, a partir de questões sugeridas pelo clínico.
Esta edição fornece ao clínico uma visão global dos principais transtornos da infância e da adolescência, oferecendo uma base teórica sucinta, sustentada em estudos das abordagens cognitivo-comportamentais, no Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5) e na Classificação internacional de doenças e problemas relacionados à saúde (CID-10).
Autores: Renata Ferrarez Fernandes Lopes, Ederaldo José Lopes
TRANSTORNOS PSICOPATOLÓGICOS NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA
Este livro pretende ser um guia teórico para pensar diretrizes diagnósticas das psicopatologias contemporâneas. Consiste em uma atualização dos transtornos mentais mais prevalentes na infância e na adolescência, de acordo com as diretrizes do Manual estatístico de transtornos mentais - DSM-5.
A clínica da infância e da adolescência possui suas peculiaridades por acompanhar pessoas em desenvolvimento, cujos desfechos dependerão da precisão diagnóstica e diagnósticos precoces, do bom entendimento dos sintomas e da evolução dos mesmos. Tais fatores são fundamentais para um melhor prognóstico e entendimento dos casos. Assim uma equipe multidisciplinar de psicólogos, psiquiatras, psicopedagogos e fonoaudiólogos dedicada à infância e à adolescência escreveu os quatorze capítulos, que contemplam temas como entrevista na infância e na adolescência, transtornos de neurodesenvolvimento, como os transtornos disruptivos do controle do impulso e da conduta, transtornos de eliminação e transtornos de comunicação, que são amplamente explanados em todas suas peculiaridades, evidenciando comorbidades, diagnósticos diferenciais e evoluções dos quadros. O livro também aborda questões por demais debatidas na adolescência, mas sempre sob nova roupagem e atualização, como transtornos alimentares e uso e abuso de substâncias psicoativas. Inclui também um tema que tem ocupado reflexões de diversos clínicos, pais e professores, que é o transtorno do jogo pela internet.
Autora: Luciana Tisser