COACHING COGNITIVO-COMPORTAMENTAL: DESENVOLVIMENTO HUMANO COM BASE EM EVIDÊNCIAS E COM FOCO EM SOLUÇÃO
A eficácia da TCC como intervenção psicológica para questões emocionais e comportamentais é indiscutível. Dessa forma, acreditamos que a adaptação da abordagem para o modelo de coaching também possa fazer a diferença no contexto de gestão de pessoas, ou mesmo possa instrumentalizar o terapeuta cognitivo-comportamental com um conjunto de técnicas e habilidades que possam gerar resultados ainda melhores com seus clientes não clínicos. Para isso, uma nova linguagem cognitivo-comportamental precisa ser desenvolvida. Essa linguagem - mais focada em soluções e nas forças das pessoas - é a essência do coaching cognitivo-comportamental (CCC).
Forças, talentos e habilidades que, em muitos contextos, aplicamos com resultados positivos parecem encobertos quando determinados desafios nos são apresentados. O trabalho do coach cognitivo-comportamental é, então, o de aumentar a autoconsciência do coachee, por meio do questionamento socrático, para a construção de novos hábitos mentais e a aplicação de forças onde a mudança precisa ocorrer. Profissionais trabalhando sob o modelo cognitivo-comportamental - em qualquer contexto - podem se beneficiar da aplicação de noções da psicologia positiva e da abordagem focada em soluções para ajudar as pessoas a estarem em seu melhor.
AUTORAS: Gisele Pereira Dias e Clarisse Pereira Dias Drumond Fortes
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BARALHO DOS COMPORTAMENTOS DE LIDERANÇA
Fundamentado nos princípios da psicologia cognitivo-comportamental, o Baralho dos comportamentos de liderança permite, a partir da análise de possíveis situações do cotidiano, não só uma reflexão como a compreensão dos fatores envolvidos na adoção dos comportamentos e desenvolvimento de uma postura mais adequada e produtiva de liderança. Consiste em uma técnica lúdica para se trabalhar, junto a líderes de equipes, a reflexão e o autoconhecimento sobre os comportamentos que o mesmo adota e suas consequências na equipe. Ele engloba seis habilidades para a atuação de um líder: comunicação interpessoal, empatia, assertividade, abordagem e condução, negociação e tolerância ao estresse.
O Baralho dos Comportamentos de Liderança contém:
• Um manual de 32 páginas;
• Um conjunto de 12 cartas vermelhas (situações);
• Um conjunto de 36 cartas amarelas (conduta do líder);
• Um conjunto de 36 cartas azuis (resultado esperado);
• Um conjunto de 6 cartas pretas (habilidades trabalhadas).
AUTOR: Paulo Eduardo Benzoni