Composto por livros técnicos, livros infantis e ferramentas lúdicas, esse kit visa auxiliar o processo terapêutico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) com o público infantil, vai desde a avaliação dos clientes até o manejo e intervenção.
CONHEÇA O KIT
Avaliação neuropsicológica infantil
Avaliar crianças é sempre um grande desafio, e o profissional deve conhecer os relatos dos pais, professores, os fatores cognitivos, comportamentais e ainda o processamento emocional adaptado à idade e à fase do desenvolvimento de forma interdisciplinar. Assim, nesta obra, são apresentadas discussões importantes sobre o uso de instrumentos de avaliação comportamental e emocional, fatores cada vez mais presentes nas abordagens clínicas a crianças e ao desenvolvimento.
Organizadora: Luciana Tisser.
Por que eu tenho dificuldade de atenção? Crianças entendendo o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH
Este livro é uma ferramenta para psicoeducar crianças e adolescentes sobre as características do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). A leitura deve ser feita de forma conjunta com os pais, pois também tem o objetivo de orientá-los para um melhor entendimento e manejo da criança e do adolescente. Apresenta uma lista de exercícios de automonitoramento dos sintomas e um local para fazer anotações sobre suas principais dificuldades.
Autora: Luciana Tisser.
Eu quero, eu posso, eu consigo! – Livro e jogo
O livro psicoeduca crianças com diagnóstico de TDAH, e pode ser usado por pais e profissionais. De forma ilustrada, com linguagem simples e clara e com as informações organizadas em objetivos, elucida questões sobre o transtorno, principais características, como se dá intervenção, o esforço pessoal e os resultados que podem ser alcançados. Tem como objetivo aumentar a compreensão da condição por parte da criança e promover maior adesão ao tratamento. O jogo objetiva o treino de autocontrole e resolução de problemas para crianças com diagnóstico de TDAH, e outros diagnósticos que envolvam impulsividade. Traz desafios de atenção, espera, pensar em alternativas, seguir rotinas, pedir e aceitar ajudar, e controle da raiva.
Caixinha exercícios de atenção para TDAH
Este livro-caixinha foi feito para auxiliar professores, profissionais da saúde e familiares na identificação do TDAH e ajudar com práticas de foco. Junto com isso, é importante procurar um profissional para tratamento específico: psicólogo, psiquiatra e/ou neurologista.
Autoras: Regina Lopes e Roberta Nascimento.
Brincando de mindfulness
Mindfulness é uma prática de atenção plena ao momento presente que leva a um estado mental de ampliação da consciência, para reduzir os níveis de estresse mental e emocional. Aplicado a crianças, o mindfulness melhora o foco e a concentração — principalmente daquelas que apresentam Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) —, regula os níveis de ansiedade, aprimora as habilidades sociais e emocionais. Os exercícios deste livro são direcionados para que os pais, educadores, tutores e professores conduzam as atividades de forma lúdica, leve e divertida.
Autora: Patricia Calazans.
Jogo da investigação: desenvolvendo atenção plena em crianças
O jogo nasceu da necessidade de termos materiais lúdicos adaptados para nossa língua e cultura, mas não deixa a desejar na fundamentação teórica e científica a respeito das técnicas utilizadas. Dessa forma, ele divide-se em técnicas de atenção focada, monitoramento aberto e práticas de amor, bondade e compaixão, tal como todo e qualquer programa de treinamento de atenção plena.
Autora: Sheila Drumond.