Acesse sua conta
Informe seu e-mail para que uma nova senha seja enviada
Carl Gustav Jung
ESGOTADO
SINOPSE
O presente volume nos oferece o essencial dos escritos de Jung sobre Freud e a psicanálise, publicados entre 1906 e 1916; contudo, por razões fáceis de perceber, foram também incluídos dois trabalhos de época posterior. Quem está familiarizado com a obra de Jung verificará que há nela inúmeras referências às observações e teorias de Freud. Os ensaios científicos deste volume nos proporcionam uma ideia das mudanças de pontos de vista de Jung sobre este tema.
A primeira parte do presente volume compreende o período de colaboração estreita com Freud; a segunda e terceira partes contêm os elementos essenciais de sua crítica, que deveria levar à ruptura aberta. Na quarta parte, Jung esboça e expõe, passo a passo, suas ideias fundamentais e realça cuidadosamente as suas diferenças com relação a Freud sobre a psicanálise, comparando seus conceitos de inconsciente coletivo, de arquétipos e de processo de individualização com as teorias de Freud e de Adler.
Neste sentido, os Estudos sobre Psicologia Analítica completam os ensaios e constituem a união entre estes e a posição crítica de Jung em relação a Freud. Jung foi sempre ao encontro do grande interesse que a psicanálise e, posteriormente, a Psicologia Analítica despertaram. Por isso os editores não hesitaram em reunir escritos científicos e artigos de caráter mais popular em um mesmo volume.
Prefácio dos editores
Prefácio à primeira edição
Prefácio à segunda edição
Referências
Índice de autores
Índice analítico
Carl Gustav Jung
Foi um psiquiatra suíço, fundador da escola da Psicologia Analítica. Desenvolveu os conceitos da personalidade extrovertida e introvertida, de arquétipos e do inconsciente coletivo. Estudou filosofia e medicina na Universidade da Basiléia, em 1895. Em 1902, obteve o doutorado na Universidade de Zurique, com a dissertação “Psicologia e Patologia dos Fenômenos Chamados Ocultos”. Em 1905 tornou-se livre docente de Psiquiatria na Universidade de Zurique. Em 1910, fundou a Sociedade Psicanalítica Internacional em conjunto com Freud, Adler, Jones e Stekel, a qual ele presidiu. Faleceu em 1961.
ISBN: 9788532603227
Formato: 13,7 x 21 cm | 368 páginas |
Veja também