Desde os primórdios da ciência existe a preocupação em avaliar e compreender os fenômenos psicológicos. Nas últimas décadas observamos um aumento significativo desse interesse, em parte explicado pelo avanço da psicometria e dos recursos tecnológicos, que possibilitou a utilização de uma diversidade de métodos, técnicas e procedimentos avaliativos, assim como a inserção da AP em diferentes contextos e formatos.
Contudo, esse avanço da AP merece cuidado com uma formação qualificada dos profissionais psicólogos que pretendam atuar na área. Sensível a essa demanda, o Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (Ibap) organizou esta obra, que tem por finalidade apoiar os professores da área de AP na formação de profissionais qualificados para o exercício ético e técnico. (Trecho da obra)
CONHEÇA O SUMÁRIO
Prefacio
Apresentação
Parte I
1. Histórico da formação em Avaliação Psicológica no Brasil
Ana Paula Porto Noronha e Acácia Aparecida Angeli dos Santos
2. Ética e justiça em Avaliação Psicológica: Formação e prática
Monalisa Muniz, Katya Luciane Oliveira e Fabian Javier Marin Rueda
3. Do lápis e papel a modalidade remota: Considerações sobre a Avaliação Psicológica em tempos de pandemia
Daniela S. Zanini, Caroline Tozzi Reppold e Cristiane Faiad
4. Competências em Avaliação Psicológica
Alexandre Jose de Souza Peres
5. Alguns conceitos orientadores para profissionais do ensino de Psicologia
Marcelo Henrique Oliveira Henklain e Patricia Waltz Schelini
6. O que ensinar na disciplina de Avaliação Psicológica I?
Katya Luciane de Oliveira, Monalisa Muniz e Amanda Lays Monteiro Inácio
7. O que ensinar na disciplina de Avaliação Psicológica II?
Marcelo Henrique Oliveira Henklain e Patricia Waltz Schelini
8. O que ensinar na disciplina de Avaliação Psicológica III?
Lucila Moraes Cardoso e Fabiano Koich Miguel
9. Estágio supervisionado em Avaliação Psicológica: Alcances e limitações
Amanda Lays Monteiro Inacio e Gracielly Terziotti de Oliveira
10. Especialidade e formação continuada em Avaliação Psicológica
Caroline Tozzi Reppold e Ana Paula Porto Noronha
Parte II
11. Quais estratégias e metodologias de ensino podem ser utilizadas para ensinar Avaliação Psicológica na graduação?
Marcela Mansur-Alves e Thatiana Helena de Lima
12. Quais estratégias e metodologias de ensino podem ser utilizadas para ensinar Avaliação Psicológica na pós-graduação?
Rodolfo Augusto Matteo Ambiel
13. Estratégias e metodologias para o ensino de técnicas de entrevista
Sabrina Martins Barroso
14. Estratégias e métodos para o ensino da técnica de observação em Avaliação Psicológica
Sergio Eduardo Silva de Oliveira, Monia Aparecida da Silva e Mario Cesar Rezende Andrade
15. Estratégias e metodologias para o ensino de dinamicas de grupo
Marlene Alves da Silva, Helena Rinaldi Rosa e Hilda Rosa Capelão Avoglia
16. Metodologias de ensino de Avaliação Psicológica com testes psicologicos objetivos
Tatiana Quarti Irigaray, Joice Dickel Segabinazi e Valéria Gonzatti
17. Estratégias e metodologias para o ensino de testes psicológicos projetivos
Fabiano Koich Miguel e Lucila Moraes Cardoso
18. Estratégias e metodologia para realização de estágio: Contribuições da neuropsicologia infantil
Izabel Hazin, Cintia Alves Salgado Azoni e Ediana Gomes
CONHEÇA AS ORGANIZADORAS
Thatiana Helena de Lima, Katya Luciane Oliveira, Monalisa Muniz, Daniela S. Zanini, Acácia Aparecida Angeli dos Santos
DADOS TÉCNICOS
ISBN: 9786557131602
Formato: 20,5x25 cm | 312 páginas | Peso: 610g.