Acesse sua conta
Informe seu e-mail para que uma nova senha seja enviada
Nicolle Zimmermann e Rochele Paz Fonseca
ESGOTADO
SINOPSE
Esta obra é pioneira em apresentar uma coletânea de estudos de casos em neuropsicologia clínica, hospitalar e escolar. Foi idealizada durante os encontros do Grupo de Trabalho em Neuropsicologia na Associação Nacional de Pesquisadores em Psicologia (ANPEPP). Compreende-se que estudar um caso desde as primeiras queixas, desde as primeiras demandas das nossas fontes encaminhadoras até a entrega de um laudo e a promoção de uma sessão de devolução é a alma, o principal pilar da neuropsicologia raiz, cientificamente alicerçada. A demanda do profissional de neuropsicologia no Brasil em ter referências sobre o raciocínio clínico e científico de casos em atendimento e estudo é urgente.
São 17 capítulos, com o primeiro sendo uma breve revisão do que é um estudo de caso e de como ele deve ser feito, além do seu papel para a neuropsicologia na história e na prática cotidiana. Os 16 capítulos seguintes tratam de estudos de casos muito bem conduzidos, que são verdadeiras ilustrações de como planejar uma avaliação e do raciocínio de hipóteses propriamente dito, abordando 14 processos de avaliação neuropsicológica de bebês à idosos, englobando quadros neuro desenvolvimentais (Transtorno do Espectro Autista nível 1 de suporte e de nível 2 a 3, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno do Desenvolvimento Intelectual e dificuldades ou Transtornos Específicos de Aprendizagem), desenvolvimento típico, com transtornos psiquiátricos (Transtorno de Personalidade Borderline, Transtorno Bipolar, Transtorno Opositor-Desafiante) e quadros neurológicos (acidente vascular cerebral, traumatismo cranioencefálico, epilepsia e tumor cerebral). Todos os casos são relatos baseados em casos de atendimento em diferentes contextos de avaliação.
A partir destes 15 estudos de diferentes histórias de vida e perfis cognitivos e socioemocionais, esperamos contribuir como organizadores e autores para sua formação de um raciocínio profundo das primeiras perguntas a serem respondidas, à seleção de técnicas de observação, de entrevistas, de testes padronizados, de escalas e inventários e de tarefas clínicas e ecológicas, à interpretação qualitativa e quantitativa entre procedimentos, baseadas em modelos teóricos. O raciocínio diagnóstico, prognóstico e de base para a intervenção é a essência da neuropsicologia clínica.
01 - Estudo de caso em neuropsicologia: um bicho de sete cabeças?
02 - Traumatismo cranioencefálico no adulto jovem e suas implicações no comportamento e na cognição para o retorno às atividades
03 - Transtorno específico de aprendizagem da aritmética na adolescência
04 - De leve não tem nada! Um estudo de caso de Transtorno do Espectro Autista com sintomatologia branda e comorbidades
05 - Aplicações da avaliação neuropsicológica no diagnóstico de Transtorno de Personalidade Borderline
06 - Déficit executivo como endofenótipo no Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
07 - Avaliação neuropsicológica do desenvolvimento de um bebê típico
08 - Transtorno do Espectro Autista com sintomas moderados a graves na infância
09 - Acidente Vascular Cerebral no Adulto
10 - Lesões encefálicas na infância: estudo de caso de tumor maligno na fossa posterior
11 - Déficit de autoconsciência e negação da incapacidade no Transtorno Neurocognitivo Maior
12 - Adolescente em contexto de vulnerabilidade
13 - Avaliação neuropsicológica pré e pós-operatória longitudinal de uma criança com tumor neuroepitelial disembrioplásico temporal à esquerda
14 - Como avaliar adolescentes e adultos com suspeita da dislexia? Fluxo metodológico e estudo de caso de um falso positivo de dislexia
15 - Um caso de diagnósticos diferenciais do transtorno do desenvolvimento intelectual e de transtornos psiquiátricos na infância
16 - Estudo de caso em Deficiência Intelectual
17 - Estudo de caso no Comprometimento Cognitivo Leve: uma avaliação longitudinal do continuum.
Nicolle Zimmermann
Psicóloga (UNISINOS), mestre em Psicologia (Cognição Humana) pela PUCRS (2011-2012) e doutora em Ciências (Neuro radiologia) pela UFRJ (2014-2016). Tem diploma de doutorado reconhecido pela Universidade do Minho (Portugal). Completou o curso de Especialização em Princípios e Práticas em Pesquisas Clínicas pela Universidade de Harvard (2016) e formação em Terapia do Esquema pela Wainer Psicologia (2021). Foi supervisora e neuropsicóloga do Serviço de Neuropsicologia do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer no Rio de Janeiro (RJ) (2013-2020), onde atualmente é colaboradora de pesquisa do Programa de Epilepsia. Foi professora do curso de Graduação em Psicologia do Centro Universitário Celso Lisboa (2014-2015). Coordenou as especializações em Neuropsicologia da SAPIENS Psicologia (2014-2017) e do InTCC-Rio (2018-2019) e ministrou aulas de especializações profissionais em Neuropsicologia, em instituições como SAPIENS, IBNEURO, IPTC, PUCRS, InTCC-Rio, UFRJ, INA e Centro Universitário Celso Lisboa (anteriores). Em 2019, realizou visita profissional no Neuropsychophysiology Lab do Centro de Investigação em Psicologia da Universidade do Minho, Portugal. Em 2018, realizou período de visiting fellowship e colaboração internacional no Barrow Neurological Institute (Phoenix, Arizona, EUA) sob supervisão do Dr. George P. Prigatano. Em 2010 e 2013 realizou viagens de cooperação internacional no Instituto de Geriatria da Universidade de Montréal (Canadá) em projeto com a Faculdade de Psicologia da PUCRS. Foi membro da Diretoria da Sociedade Latino-americana de Neuropsicologia (2012-2015) e membro do departamento técnico-científico da Revista Neuropsicologia Latino-americana (2009-2017). Fez parte da Equipe de Consultoria, Desenvolvimento e Validação do Programa de Alfabetização da Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação. Foi editora associada da revista Trends in Psychiatry and Psychotherapy (2020-2021). Atualmente é membro do conselho deliberativo da diretoria da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNP). É membro do Grupo de Trabalho "Neuro psicologia" da Associação Nacional de Pesquisadores em Psicologia (ANPEPP) (2016-atual). Atualmente se dedica à atuação clínica, co orientação de mestrados e doutorados, mentorias para neuropsicólogos, supervisão clínica e promoção de cursos de extensão online em neuro psicologia.
Rochele Paz Fonseca
Psicóloga e Fonoaudióloga, especialista em Neuropsicologia (CFFa), mestre e doutora em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS, Université de Montréal), pós-doutorado em Psicologia Clínica e Neurociências (PUC-Rio), em Neuro radiologia (UFRJ) e em Ciências Biomédicas (Université de Montréal). Com 22 anos de experiência clínica e 20 de pesquisa e docência, é professora da Faculdade de Medicina da UFMG e da Formação Continuada em Neuropsicologia e coordena o Grupo de Neuropsicologia Cli?nico-Experimental e Escolar (GNCE) e o Projeto Teleneuropsicologia Brasil/Impactos da pandemia RECUPERA-BR. É presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia – SBNp, membro da coordenação da Rede Nacional de Ciência para a Educação e do Science Committee da International Neuropsychological Society – INS. Neuropsicóloga fundadora na Conectare NeuroPsi – Atendimento, formação e conexões em neuropsicologia, é autora e organizadora de aproximadamente 242 artigos científicos, 136 capítulos de livros, 15 livros, 44 testes neuropsicológicos e 6 programas de intervenção neuropsicológica.
ISBN: 9786584793309
Formato: 17x24cm | 150 páginas | Peso:0,675kg
Acabamento: Brochura
Veja também
Neuropsicologia e as Interfaces Com as Neurociências
De R$ 104,00
Por R$ 84,24 no pixContribuições da neuropsicologia e da psicologia para intervenção no contexto educacional
De R$ 186,50
Por R$ 151,07 no pixPor que preciso de uma avaliação neuropsicológica?
De R$ 52,00
Por R$ 42,12 no pixCasos clínicos com pessoas idosas nas abordagens comportamental e cognitivo-comportamental
De R$ 150,00
Por R$ 101,25 no pix