Esse livro apresenta a técnica economia de fichas para que pais, professores e psicólogos possam colocá-la em prática, visto que, de uns tempos para cá, acabou sendo banalizada e definida como fria e pouco humanizada. Longe de esgotar as possibilidades e estudos sobre a temática, este livro tem um caráter prático, com linguagem acessível a todos os públicos. Ainda que a leitura seja agradável e adequada para pais e professores, a avaliação de um profissional da saúde mental, antes de implementar a técnica, é importante, pois um dos fatores que garantem sucesso é aplicá-la diante de uma necessidade real, principalmente no ambiente familiar.
O livro é voltado a aplicação da técnica em contextos da infância e da adolescência, e visa habilitar, após a leitura, pais, professores e, principalmente, psicólogos a implementar a economia de fichas.
CONHEÇA O SUMÁRIO
Apresentação
Prefácio
Introdução à técnica Economia de Fichas aplicada à infância e adolescência
Economia de Fichas com crianças e adolescentes em casa
Aplicando a Economia de Fichas em Sala de Aula
DIFERENCIAS DA OBRA
Não existe no mercado uma proposta como essa. Até agora, na língua portuguesa, a economia de fichas está ilustrada de forma teórica em alguns capítulos de livros sem aprofundamento na implementação.
PÚBLICO-ALVO
Psicólogo clínico, familiar, professores e educadores em geral.
CONHEÇA OS AUTORES
ORGANIZADORA
Débora C. Fava
Débora é psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 2008. Desde os 14 anos vem colecionando experiências no trabalho com educação infantil. Como psicóloga clínica (CFP), especialista em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (WP), é certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas e atua principalmente na orientação de pais e professores, no atendimento a crianças e adolescentes. Fez um período de formação em Manejo do Comportamento Infantil pela Piedmont Virginia Community College, em 2010 e, recentemente, teve um período de experiência com o Dr. Robert Friedberg, na Palo Alto University. Com mestrado em Cognição Humana pela PUCRS e, finalizando o doutorado em Psicologia Clínica pela Unisinos, é coordenadora da ELO Psicologia e Desenvolvimento. É autora e organizadora de capítulos e livros na área da abordagem cognitivo-comportamental da infância e adolescência, com orientação para pais e também destinados ao contexto escolar.
COLABORADORES
Thiago Pianca
Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela UFRGS, Especialista em Dependência Química pela UNIFESP, Doutor em Psiquiatria pela UFRGS, médico contratado do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência pela UFRGS.
Angela Helena Marin
Doutora em Psicologia e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Psicologia Clínica pelo Instituto da Família de Porto Alegre. Atua como professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia da UFRGS, assim como professora convidada de diversos cursos de especialização. É pesquisadora produtividade do CNPq e coordena o Núcleo de Estudos sobre Famílias e Instituições Educativas e Sociais (NEFIES), investigando os temas: desenvolvimento psicossocial na infância e adolescência, família e processos de prevenção e promoção da saúde.
DADOS TÉCNICOS
ISBN: 9786555710038
Formato: 16x23 cm | 64 páginas | Peso: 117g.
Acabamento: Brochura