Acesse sua conta
Informe seu e-mail para que uma nova senha seja enviada
Bruno Sena Martins, Fernando Fontes, Luiza Teles Mascarenhas, Marcia Moraes
ESGOTADO
SINOPSE
A deficiência é uma construção cultural cuja história (de poucos séculos) pode e deve ser conhecida e analisada de acordo com uma perspectiva crítica que denuncia as formas particulares de opressão de um segmento significativo da sociedade.
Este é o pressuposto teórico e epistemológico compartilhado pelos autores e organizadores desta coletânea, afinados com o pensamento dos chamados Estudos da Deficiência (Disability Studies), área de estudos em franca expansão – no Brasil e no exterior – no campo das ciências humanas e sociais, que procura aproximar a pesquisa e a produção acadêmicas da realidade e das demandas dos movimentos sociais de pessoas com deficiência.
O questionamento cultural, social e político da normalidade levado a cabo aqui não nega o papel da medicina e da reabilitação nas vidas das pessoas com de-ficiência, mas vai além, afirmando a necessidade de estar com os sujeitos, de atentar para a singularidade de suas experiências, de escutar suas demandas e de se engajar na luta com eles pelos seus espaços de visibilidade e inclusão na sociedade, distante portanto, das políticas meramente caritativas e paliativas.
Bruno Sena Martins
É Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC). É co-coordenador do Programa de Doutoramento Human Rights in Contemporary Societies e co-coordenador no Programa de extensão acadêmica “O Ces vai à Escola”. É docente no Programa de Doutoramento “Pós-colonialismos e cidadania global”. Entre 2016 e 2019 desempenhou no CES as funções de Vice-presidente Conselho Científico do CES/UC e entre 2013 e 2016 foi Co-coordenador do Núcleo “Democracia, Cidadania e Direito” (DECIDe) do CES/UC. É Licenciado em Antropologia e Doutorado em Sociologia. Os seus temas de interesse preferenciais são o corpo, a deficiência, os direitos humanos e o colonialismo. No âmbito da sua pesquisa realizou trabalho de campo em Portugal, na Índia e em Moçambique, mantendo ainda estreitas ligações com a academia Brasileira. Realizou dois filmes documentais de divulgação científica. Em 2006, foi galardoado com Prémio do Centro de Estudos Sociais para Jovens Cientistas Sociais de Língua Oficial Portuguesa. Em 2007, esteve como Research Fellow no Centre for Disability Studies (CDS), na School of Sociology and Social Policy da Universidade de Leeds.
Fernando Fontes
Doutorado em Sociologia e Políticas Sociais pela Universidade de Leeds, Reino Unido, com a tese: “Social Citizenship and Collective Action: The case of the Portuguese Disabled People’s Movement”. Mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra com a dissertação: “Deficiência na Infância: políticas e representações sociais em Portugal” (2006). Pesquisador do Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra onde desenvolve atualmente o projeto “Decide – Deficiência e autodeterminação: o desafio da ‘vida independente’ em Portugal”.
Luiza Teles Mascarenhas
Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal Fluminense. Foi Professora Substituta do Departamento de Psicologia da UFF e da Faculdade de Educação da UFRJ. Atuou como Psicóloga Escolar no município de Itaguaí/RJ (2012-2015). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2010). Licenciada em Psicologia em 2013 pela UFF. Atualmente atua como técnica em assuntos educacionais na UFRJ como servidora efetiva. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, análise institucional, inclusão escolar, psicologia escolar e formação de professores.
Marcia Moraes
Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e Pós-doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Lancaster University (2009/2010). É Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, ministrando aulas na graduação e na pós-graduação strito sensu – mestrado e doutorado. Desenvolve pesquisas ligadas aos seguintes temas: epistemologia da psicologia, psicologia e estudos de ciência, tecnologia e sociedade (CTS), feminismos e estudos da deficiência. É mãe de um filho, nascido no ano de 1995, quando ainda cursava o doutorado na PUC/SP. Desde o ano de 2003 vem realizando pesquisas no campo da deficiência visual, fazendo uso de métodos e referenciais de investigação orientados pelos estudos CTS, em particular pela teoria ator-rede. É bolsista da Faperj / Cientista do Nosso Estado.
ISBN: 9788581280561
Formato: 14x21cm | 248 páginas | Peso: 0,313
Acabamento: Brochura
Veja também