Competência social e habilidades sociais. Manual teórico-prático - Sinopsys Editora
0
Competência social e habilidades sociais. Manual teórico-prático

Competência social e habilidades sociais. Manual teórico-prático

Almir Del Prette, Zilda A. P. Del Prette

ESGOTADO

SINOPSE

Este é um manual teórico-prático para programas de Treinamento de Habilidades Sociais (THS). Em seu conteúdo teórico atualiza os principais conceitos da área, com ênfase na centralidade da Competência Social. Com relação à prática, orienta o diagnóstico, planejamento e condução de programas de THS, tanto em formato grupal como individual.


CONHEÇA O SUMÁRIO


PARTE I – Base Conceitual


1. Habilidades sociais

Habilidades Sociais enquanto campo teórico-prático
Habilidades Sociais enquanto conceito
Definição de Habilidades Sociais
Classes e subclasses de Habilidades Sociais
Portfólio Geral de Habilidades Sociais
Habilidades Sociais básicas
Habilidades Sociais: topografia e funcionalidade
Sobre a aprendizagem de Habilidades Sociais

2. Competência social

Definição de Competência Social
Competência Social: comportamentos encobertos e manifestos
Critérios de avaliação da Competência Social
Dimensão ética e critério básico de Competência Social
Competência Social e reciprocidade nas trocas
Requisitos da Competência Social
Habilidades Sociais e variabilidade comportamental
Automonitoria
Conhecimento e autoconhecimento
Ética e valores de convivência

3. Tarefas interpessoais e práticas culturais

O conceito de tarefa interpessoal
Habilidades Sociais e papéis sociais
Déficits de Habilidades Sociais
Competência Social e práticas culturais

4. Programas e método vivencial

Correlatos positivos do bom repertório de Habilidades Sociais
Problemas associados a déficits em Habilidades Sociais
Programas de Treinamento de Habilidades Sociais (THS)
Aplicações e clientelas de programas de THS
Programas de Habilidades Sociais no atendimento individual
Sobre o Método Vivencial
O que é vivência?
Vivências análogas e simbólicas


PARTE II – Orientações para a prática


5. Sobre a avaliação

Avaliação inicial: por que e o que avaliar
Como avaliar
Avaliação de processo
Avaliação continuada
Avaliação final
Sobre as devolutivas
Avaliação de acompanhamento (follow-up)
A avaliação da generalização

6. Sobre técnicas associados a vivências

Principais técnicas e procedimentos
Detalhando algumas técnicas e procedimentos
Sobre as Tarefas Interpessoais de Casa
Sobre o uso de recursos multimídia
Sobre as atividades instrucionais

7. Como promover os requisitos da competência social

Variabilidade de Habilidades Sociais
Automonitoria e análise de contingências
Conhecimento do ambiente social
Valores de convivência
Autoconhecimento


PARTE III – Planejamento e condução da prática


8. Planejando um programa de habilidades sociais orientado para a competência social

Estrutura dos programas vivenciais de THS
Número de participantes e suas características
Ambiente físico
Contrato inicial
Duração do programa e sessões
Participação de coterapeuta
Definição dos objetivos do programa
Distribuição dos objetivos em sessões do programa
Planejamento de cada sessão
A questão da generalização
Do planejamento à condução

9. Conduzindo programas de habilidades sociais orientados para a competência social

Conduzindo vivências
Conduzindo Tarefa Interpessoal de Casa (TIC)
Organizando e conduzindo as sessões grupais do programa
Sessões iniciais
Sessões intermediárias
Sessões finais
Caso ilustrativo de THS em formato grupal
Organizando e conduzindo THS no atendimento individual
Como usar vivências no atendimento individual
Uso de outras técnicas, procedimentos e recursos
Caso ilustrativo de THS em formato individual
Análise final do terapeuta

10. Vivências e outras atividades para programas de habilidades sociais


Vivências de início e término de sessão

1. Crachás extensos
2. Elogio é bom e eu gosto
3. Observando
4. Dançando conforme a música
5. Contato visual
6. Grupo afetivo
7. No papel do outro
8. O bem é bom
9. Olhando onde pisa
10. Expressando afeto

Vivências para a fase central da sessão

11. Automonitorando
12. Autoavaliação
13. Autoconhecimento
14. Lidando com preocupação e estresse
15. O jogo do silêncio
16. Praticando o feedback
17. Fazer amizade
18. Falando sem falar
19. O que meu colega contou
20. Direitos e deveres
21. Resolvendo problemas interpessoais
22. Nunca igual
23. Valores nas interações sociais
24. A história de Joana
25. Vamos conhecer Pedrinho
26. O que podemos aprender com os gansos?
27. Tá frio, tá quente

Exemplos de exercícios de análise e prática

28. Optando pela empatia
29. Praticando respostas assertivas

Referências


CONHEÇA OS AUTORES


Almir Del Prette
Graduado em Psicologia pela Fundação Educacional de Bauru, mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Hoje, atua como pesquisador do CNPq, com experiência na área de Psicologia (ênfase em Processos Grupais e de Comunicação), com foco principalmente nos seguintes temas: habilidades sociais, competência social, assertividade, intervenção em grupo e desenvolvimento interpessoal. Atua, também, como professor titular voluntário vinculado ao programa de Pós-graduação em Educação Especial e em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos.

Zilda A. P. Del Prette
Graduada em psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba, doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo e pós-doutorada em Psicologia das Habilidades Sociais pela Universidade da Califórnia. Hoje, atua como pesquisadora do CNPq e professora titular na Universidade Federal de São Carlos, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGPsi) e ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE) e coordenadora de GT sobre Habilidades Sociais na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Tem experiência em Relações Interpessoais, com foco principalmente nos seguintes temas: habilidades sociais, competência social, assertividade, educação escolar, formação de professores e desenvolvimento interpessoal/socioemocional.

DADOS TÉCNICOS


ISBN: 9788532655271
Formato: 13,7x21 cm | 256 páginas | Peso: 281g.

Veja também

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
O que deseja fazer agora?