Acesse sua conta
Informe seu e-mail para que uma nova senha seja enviada
Héctor Ruiz Martín
Disponibilidade: Em Estoque
SINOPSE
O que torna uma aula eficaz? Trabalhar em grupo funciona? E as provas, devemos deixar de aplicá-las?
Para responder a perguntas como essas, a pesquisa científica já fez progressos significativos na compreensão dos processos de aprendizagem, tanto neurológicos quanto psicológicos. Se aplicarmos o conhecimento atual de como o cérebro aprende ao cotidiano pedagógico, conseguiremos qualificar em muito a aprendizagem.
Com um texto ao mesmo tempo acessível e de alto rigor científico, esta obra nos aproxima das descobertas mais relevantes da ciência sobre as ações e as circunstâncias que promovem a aprendizagem no contexto educativo, abordando: mecanismos cognitivos que regem a memória e a aprendizagem; fatores socioemocionais que influenciam a motivação e o desempenho dos estudantes; processos-chave do ensino, como o feedback e a avaliação; a autorregulação da aprendizagem e sua relação com o sucesso escolar e acadêmico.
Capítulo 1- Estudo científico da aprendizagem e do ensino
Capítulo 2- Componentes da memória
Capítulo 3- Organização da memória
Capítulo 4- Processos da memória
Capítulo 5- Reorganização da memória
Capítulo 6- Transferência de aprendizagem
Capítulo 7- Memória de trabalho
Capítulo 8- Aprendizagem profunda
Capítulo 9- O papel das emoções na aprendizagem
Capítulo 10- Motivação
Capítulo 11- Crenças
Capítulo 12- Dimensão social da aprendizagem
Capítulo 13- Metacognição
Capítulo 14- Autocontrole
Capítulo 15- Autorregulação emocional
Capítulo 16- Resiliência e grit
Capítulo 17- Instrução
Capítulo 18- Feedback
Capítulo 19- Avaliação
Héctor Ruiz Martín
É diretor da Fundação Internacional de Ensino de Ciências. Biólogo e pesquisador nas áreas de psicologia cognitiva da memória e da aprendizagem, ele tem sido professor tanto no ensino médio quanto na universidade. Sua carreira científica foi desenvolvida em centros de pesquisa nos Estados Unidos, como a Universidade de Washington e o Laboratório de Propulsão a Jato (NASA) na Califórnia. Nos últimos quinze anos, ele trabalhou no desenvolvimento de recursos educacionais com base em evidências científicas em torno da aprendizagem, que atingiram centenas de milhares de estudantes na Europa e na América. Além disso, ele foi conselheiro de vários governos e instituições educacionais na Espanha, Ásia e América Latina.
ISBN: 9786559760473
Formato: 18x25cm | 336 páginas | Peso: 0,695
Acabamento: Brochura
Veja também
Abordagens cognitivo-comportamentais no contexto escolar
De R$ 153,00
Por R$ 110,16 no pixTranstornos psicopatológicos na infância e na adolescência
De R$ 153,00
Por R$ 130,82 no pixPlasticidade Cerebral e Aprendizagem
De R$ 168,00
Por R$ 136,08 no pixBaralho do transtorno de oposição desafiante: psicoeducando e monitorando o TOD
De R$ 193,00
Por R$ 165,02 no pix