ATIVAÇÃO COMPORTAMENTAL NA DEPRESSÃO
POR QUE LER ESSE LIVRO?
A ativação comportamental é uma terapia comportamental de terceira geração desenvolvida para o tratamento da depressão maior. Possui forte suporte de pesquisa, figurando em renomadas instituições como opção psicossocial de primeira linha no tratamento desse transtorno.
Permite ao terapeuta auxiliar o paciente a identificar e operacionalizar os problemas de comportamento que impedem o contato com fontes estáveis e diversas de reforçamento positivo.
Inclui atendimento clínico em tempos da Covid-19.
SINOPSE
Este livro instrumentaliza terapeutas comportamentais e cognitivos a aumentarem o engajamento do paciente em atividades adaptativas (frequentemente associadas a experiências de prazer e domínio), diminuindo os comportamentos que mantêm ou aumentam o risco de depressão e resolvendo os problemas que limitam o acesso ao reforçamento positivo.
AUTORES: Paulo R. Abreu, Juliana H. S. S. Abreu
+
BARALHO DOS SINTOMAS: PSICOEDUCAÇÃO SOBRE TRANSTORNOS MENTAIS
O Baralho dos Sintomas é um instrumento para ser utilizado com adultos e adolescentes. Visa facilitar a identificação clínica dos transtornos: depressivo, afetivo bipolar, de ansiedade social, de ansiedade generalizada, de pânico, obsessivo-compulsivo, de estresse pós-traumático, de déficit de atenção/hiperatividade e de personalidade borderline. Através deste recurso, o terapeuta complementa a avaliação clínica de uma forma mais estruturada, lúdica e dinâmica sobre os transtornos em questão. Assim, além de facilitar a identificação dos sintomas, o baralho é um excelente artifício para trabalhar a Psicoeducação dos transtornos, uma vez que as cartas facilitam a visualização das suas principais características e auxiliam na investigação de distorções cognitivas relacionadas.
AUTORES: Amaury Cantilino, Camila Stor de Aguiar e Nathália Della Santa
+
CAIXINHA ANTIDEPRESSÃO
Neste livro em forma de caixinha estão práticas com técnicas de terapia cognitivo-comportamental para ajudar a reestruturar os pensamentos (produção de insights), regular emoções (reestruturação cognitiva) e modificar comportamentos, de forma a combater a depressão e melhorar o estado de humor.
Autor: André Barbosa